58% das pequenas e médias empresas de São Paulo ainda não conhecem nenhum app de Tap on Phone, tecnologia que transforma um smartphone em máquina POS para receber pagamento por aproximação. Outros 33% conhecem apps com essa tecnologia, mas não a utilizam. E apenas 3% utilizam tap on phone, informa estudo da Fiserv e Sebrae-SP, realizado com pequenas e médias empresas do estado de São Paulo, e publicado nesta segunda-feira, 6, em evento na capital paulista.
Além disso, os dados apresentados revelam que a utilização do WhatsApp Business para aceitar pagamentos pelo app ainda é baixa, abrangendo apenas 8% dos entrevistados. Para 35% deles, a funcionalidade é desconhecida, enquanto 25% estão cientes e pretendem utilizá-la. Outros 31% conhecem, mas não têm planos de adotá-la.
O estudo também aponta que o uso das carteiras digitais ainda é limitado entre as pequenas e médias empresas.
Existe uma alta porcentagem de empreendedores que não conhecem ou nunca ouviram falar de algumas das carteiras, como Pernambucanas (74,3%) e Blitz (82,1%), o que contrasta com o conhecimento maior do Mercado Pago, com 16,3% que a desconhecem, e PagBank (15,9%). Além disso, de acordo com a Fiserv, a maioria dos empreendedores parece saber das opções, porém uma parcela significativa apenas as utiliza ocasionalmente, destacando a necessidade de esforços financeiros, principalmente, para aumentar a adoção efetiva dessas carteiras digitais.
No que se refere a pagamento por QR code, 94% dos entrevistados têm conhecimento dessa possibilidade, com apenas 6% desconhecendo o recurso. 25% o utilizam de cinco a sete vezes por semana.
1,3 mil empreendedores paulistas participaram dessa pesquisa, sendo 69% microempresas (MEs) e 31% empresas de pequeno porte (EPPs). 41% dos entrevistados que utilizam maquininhas estão localizados em áreas do interior, enquanto 34% operam na capital.