A verificação em duas etapas (2FA) do Gov.br (Android, iOS) cresceu 65% entre janeiro e outubro de 2024. Aproximadamente 13,6 milhões de pessoas usam a solução que aumenta a segurança da conta. Em janeiro eram cerca de 8,2 milhões usando a ferramenta.

Os dados são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O Gov.br possui 162 milhões de usuários e permite o acesso a mais de 4,3 mil serviços públicos digitais.

O ministério simplificou a verificação em duas etapas em fevereiro deste ano para a geração de um código de acesso sempre quando for necessário fazer uma nova autenticação.

O Gov.br também oferece gestão de dispositivos, outra ferramenta de segurança que permite definir qual equipamento pode acessar a conta. Neste caso, a solução avisa sempre que um novo aparelho tenta fazer login na plataforma. Disponível desde 2023, mais de 1,1 milhão de contas estão com a ferramenta habilitada.

Contas bronze, prata e ouro do Gov.br

Cerca de 71 milhões de usuários possuem conta de nível bronze na plataforma. Outros 29 milhões são prata e mais de 62 milhões, ouro.

Para ter o nível mais alto, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.