O feriado de Ação de Graças em novembro é um dos mais importantes nos EUA. A Flurry, empresa que monitora os dados de mais de 1 bilhão de celulares ao redor do mundo, analisou o uso de apps móveis durante a semana do feriado, para entender o comportamento do consumidor norte-americano nesse período. Uma das conclusões é que o número de sessões aumenta durante a semana do feriado, como demonstra a tabela abaixo, que compara com a semana justamente anterior nos três últimos anos. O crescimento foi de 20% no dia de Ação de Graças em 2011 e 2012, e 25% em 2013. O número de sessões se normaliza na segunda-feira depois do feriadão em todos os anos. Outro movimento perceptível é o aumento geral do uso de apps móveis ao longo desses três anos. De 2011 a 2013, o número de sessões no feriado mais que triplicou nos EUA, passando de 400 milhões para 1,3 bilhão.
Tipos de apps
É possível também notar um padrão de comportamento em relação aos tipos de apps usados nesse feriado nos EUA. A categoria cuja utilização mais aumenta é a de mídia, que inclui apps de fotografia, vídeo, filmes e música. Essa categoria registrou aumento de 50% no número de sessões em comparação com o mesmo dia na semana anterior. A utilização de apps de shopping e jogos também cresceu bastante: 26% e 35%, respectivamente.
Por outro lado, em algumas categorias foi registrada queda no número de sessões. Isso aconteceu entre os apps relacionados a atividades que as pessoas costumam suspender durante o feriado. O uso de apps de negócios caiu 29%, por exemplo. Entre apps de notícias, a redução foi de 25%. E entre apps de bem-estar e saúde, a queda foi de 20%.