A AES anunciou a compra da startup brasileira Green Ant nesta segunda-feira, 6. Na estratégia da empresa de energia norte-americana, a aquisição da startup de tecnologia de energia (Energy Tech, no jargão do mercado em inglês) diversifica seu portfólio e leva mais inovação ao segmento.
Com foco em inteligência de dados, a Green Ant oferece um portfólio completo de soluções integradas para gestão de consumo elétrico, como:
Sensor inteligente (smartmeter) com conexão Wi-Fi;
Gateway que integra medidores de tarifação na nuvem;
A nuvem GreenAntCloud, que é munida de analytics, data lake e machine learning para analisar os dados de consumo via Gateway ou smartmeter e repassar ao usuário;
Robô de consulta de dados Power Pipe;
Painel com dados de consumo.
Com a aquisição, a expectativa da AES é levar a tecnologia da Green Ant para todo a América Sul e depois para outras regiões. Note-se que o time da startup, que é liderado pelo CEO e fundador, Pedro Bittencourt, seguirá na companhia.
A AES foi procurada por Mobile Time para falar sobre os próximos passos da startup e o quanto investiu, mas não respondeu até o momento desta publicação.