O grupo Technos, tradicional fabricante brasileiro de relógios, com mais de um século de história, vendeu 150 mil relógios inteligentes nos últimos dois anos e conta hoje com 80 mil usuários ativos semanais desses dispositivos com as marcas Technos e Mormaii. Para enfrentar a competição das big techs de um lado e do mercado cinza de outro, a empresa aposta no desenvolvimento nacional dos seus produtos, realizando pesquisas junto aos consumidores brasileiros e montando um hub de tecnologia com técnicos de UX e UI para seus wearables, explica Juliana Favoreto, gerente de marketing do grupo, em conversa com Mobile Time.
“As big techs pensam no mercado global. E a gente desenvolve pautada pelos brasileiros. Nossa equipe de desenvolvimento é dedicada 100% ao brasileiro”, diz a executiva. “Ao mesmo tempo, o mercado cinza responde por 50% do mercado brasileiro de smartwatches. Então constatamos uma frustração enorme pois esses produtos são praticamente descartáveis. O brasileiro não quer pagar caro na tecnologia, mas também não quer um produto que não dure nada”, explica.
É nesse vácuo entre os preços salgados dos relógios inteligentes das big techs e a precariedade daqueles vendidos no mercado cinza que a Technos se posiciona. A estratégia é oferecer modelos com uma relação custo/benefício atraente. Seu mais novo lançamento é o Connecte Max, que se destaca pela bateria que dura até 10 dias; pela resistência a até 50 metros de profundidade; por uma lista de mais de 30 funcionalidades, incluindo monitoramento de batimentos cardíacos, exercícios físicos, sono e oxigenação do sangue; e pelo preço de R$ 999.
A durabilidade da bateria e a resistência a água foram pontos que a Technos deu maior atenção a partir das pesquisas com consumidores brasileiros. “Fizemos inúmeros testes. Ele aguenta 50 metros e é resistente a qualquer tipo de líquido: suor, água salgada, piscina com cloro etc”, garante Favoreto. O design retangular, que lembra o Apple Watch, também foi definido a partir da demanda dos brasileiros, informa.
Uma característica interessante do consumidor brasileiro de smartwatch descoberta pela Technos é que apenas 10% são usuários exclusivos de relógios inteligentes. A maioria (90%) combinam no seu dia a dia um smartwatch e um relógio tradicional. O primeiro é usado nos dias de semana, na rotina diária dentro de casa e no trabalho, enquanto o segundo é para os finais de semana e momentos de lazer, como festas e jantares. Por conta desse comportamento, a Technos não acredita que um segmento canibalize o outro, diz a executiva.