| Mobile Time Latinoamérica | O Instituto Federal de Telecomunicações do México (IFT), atual regulador do setor mexicano, publicou uma análise detalhada sobre a evolução dos serviços oferecidos pelas Operadores Móveis Virtuais (MVNOs) no México, comparando dados de 2015 e 2024.

Este estudo evidencia um crescimento significativo na participação de mercado das MVNOs, que passou de 0,8% em 2015 para 11,9% em 2024.

MVNOs no México oferecem planos com custos acessíveis Entre os principais achados do relatório destaca-se que o número de MVNOs no México que oferecem serviços de telefonia móvel na modalidade pré-paga aumentou de 4 para 37 em nove anos; os esquemas disponíveis passaram de 4 para 65 no mesmo período. De fato, em 2024, 97% dos planos pré-pagos já incluem uma cesta de serviços com minutos, SMS e dados móveis, o que contrasta com 2015, quando nenhum esquema oferecia esse tipo de pacote.

Por outro lado, embora em 2015 não existissem MVNOs com planos pós-pagos, para 2024 foram identificados sete operadores. Mais de 50% desses planos incluem minutos e SMS ilimitados, assim como mais de 5.000 MB de dados para navegação.

Na modalidade pré-paga, o custo por minuto de voz, SMS e megabyte foi reduzido de 0,85 centavos em 2015 para 0,68 centavos em 2024, refletindo uma melhoria na acessibilidade econômica.

Além disso, a análise destaca que o aumento no número de MVNOs no México e nos esquemas de serviços representa mais opções para os usuários na hora de contratar serviços de telecomunicações. Também se observa uma tendência para planos mais completos, mesmo em esquemas de baixo custo, com pacotes que incluem acesso às redes sociais.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!