Recife será a sede do primeiro Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética do Brasil. Liderado pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), o projeto tem como objetivo desenvolver talentos e avançar na produção de conhecimento em inteligência artificial aplicada à cibersegurança.
A iniciativa foi desenvolvida com o apoio de parceiros como a Tempest, Embraer e Atech, além de financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A Tempest Security Intelligence, uma das principais parceiras do projeto, é uma empresa brasileira de cibersegurança, com atuação global e mais de 25 anos de atividade.
A estrutura do centro integra 151 pesquisadores, sendo 78 brasileiros, 53 bolsistas do CNPq e 20 internacionais, além de profissionais de instituições acadêmicas associadas. O centro possui o foco em três eixos principais de pesquisa — ataques e defesas, aprendizagem adversarial e aplicações ciberfísicas —, o centro abordará temas como threat intelligence, detecção de intrusão e mitigação de ataques adversariais.
O projeto visa fortalecer a estratégia nacional de cibersegurança, por meio da colaboração e convênio entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Comunicações (MCom) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).