Concessionárias de veículos que utilizam o CRM da brasileira Syonet terão acesso a uma novidade em breve: um assistente virtual customizável com inteligência artificial generativa dentro do WhatsApp. A ideia é melhorar a experiência das conversas automatizadas com os clientes para o agendamento de serviços e para a geração de novas vendas, aumentando a conversão e reduzindo o abandono da sessão. Um piloto será iniciado na virada do ano e a expectativa é disponibilizar a novidade para todos os clientes da Syonet até o fim do primeiro trimestre de 2025, informa o CEO da empresa, Caio Nascimbeni, em conversa com Mobile Time.
“Nos primeiros testes que fizemos, diminuiu o abandono da conversa, reduzindo a perda de vendas. É uma experiência melhor do cliente e libera capital humano para a concessionária alocar naquilo que achar melhor”, explica o executivo.
O assistente com IA será customizável para o contexto de cada concessionária. Ele foi treinado para entender os processos e vocabulários próprios de cada montadora. Na configuração, a concessionária precisa apenas informar com quais marcas trabalha e escolher algumas opções sobre seus processos.
“O grande investimento que fizemos foi nessa personalização, para que a IA entenda o contexto exato no qual cada cliente opera, pois a linguagem varia caso a caso. Criamos um menu de configuração em que o cliente pode escolher algumas coisas. Cada grupo trabalha de um jeito. Alguns tem BDC (bunsiness development center), outros não. Alguns vendem certos serviços e outros, não. O robô precisa entender cada contexto. Esse menu de configuração é um checkbox. Mas estamos na fase 1 do produto. Ele vai evoluir bastante em 2025”, afirma Nascimbeni.
A Syionet montou uma equipe própria especializada em IA para ficar responsável por essa solução. O LLM usado atualmente é da OpenAI, mas a a empresa não está amarrada necessariamente a ele, podendo utilizar no futuro outros modelos de IA.
CRM da Syonet no WhatsApp
O CRM da Syonet é utilizado por cerca de 350 grupos que somam mais de 2,5 mil lojas de concessionárias de veículos novos, entre carros, motos, caminhões e até máquinas agrícolas. Desse total, cerca de 1,2 mil integraram o CRM ao WhatsApp, para comunicação com seus clientes. O número tem crescido rapidamente desde que o canal de mensageria foi incluído no sistema da Syonet, cerca de cinco anos atrás.
As concessionárias conseguem acompanhar por um painel todo o funil de vendas que acontece pelo WhatsApp. É possível configurar cada etapa da jornada, definindo até que ponto o atendimento é feito por um bot, e a partir de quando é feito o encaminhamento para um humano.
A Syonet vende seu CRM como um serviço, e cobra à parte pelo tráfego de mensagens em WhatsApp. Seus BSPs são Infobip e Gupshup. Será cobrado um valor adicional pelo uso da ferramenta de IA generativa, mas o preço ainda não foi definido.