A CES 2020 começou oficialmente nesta terça-feira, 7, em Las Vegas, Estados Unidos. Conhecida como um dos principais eventos de tecnologia do mundo, a feira traz novidades da indústria em 5G, carros autônomos, casa conectada, casa inteligente, cidade-protótipo, inteligência artificial e robótica, além de anúncios de parcerias entre empresas.
Confira uma seleção feita por Mobile Time dos principais produtos demonstrados até o momento:
Amazon
A Amazon começa a levar a tecnologia de inteligência artificial Alexa para o mundo automobilístico. Além da recente parceria com Audi, BMW, Ford e Toyota – feitas no final de 2019 –, e do novo kit de desenvolvedor Alexa Auto SDK, a companhia fechou parceria para levar a assistente de voz aos carros da Lamborghini e da Rivian neste ano. A Lamborghini adicionará a tecnologia ao veículo Huracan Evo e a Rivian colocará nos seus próximos carros elétricos, R1S SUV e R1T Pickup. Outra novidade é o skill da Alexa para pagamento em postos de gasolina da Exxon e da Mobil nos EUA. A funcionalidade permitirá aos usuários dizerem “Alexa, pay for gas” (Alexa, pague a gasolina, na tradução livre do inglês) para efetuar a transação. O serviço está disponível para a rede, que conta com 11,5 mil postos. O pagamento é feito pelo Amazon Pay e transacionado pela Fiserv.
Bosch
Uma das empresas que mais investe em software e inteligência artificial no mundo hoje, em média 3,7 bilhões de euros por ano, é a Bosch. A empresa leva à feira o primeiro quebra-sol digital do mundo, o Visor Virtual, um equipamento com tela LCD e algoritmo de IA que detecta a posição dos olhos do motorista por meio de uma câmera enquanto ele dirige. Desse modo, o quebra-sol é escurecido automaticamente quando a luminosidade provocacr algum grau de cegueira ao condutor. Outras duas novidades da companhia são: o sistema de óculos inteligente Light Drive, que acopla sensores em qualquer armação para torná-la inteligente; e a plataforma para casa inteligente Home Connect, que será lançada em meados de 2020, que conta com 40 parceiros e permite controlar luzes, sistema de entretenimento e de jardinagem inteligente.
HERE
A empresa de navegação firmou parcerias com grandes líderes do mercado de telecomunicações e automobilístico: com a Verizon, a HERE trabalhará na criação de produtos e serviços para segurança de pedestres, navegação em ambientes fechados e identificação de locais para delivery baseados em 5G; e com a Mitsubishi, serão desenvolvidas aplicações para atender seus consumidores na região da Ásia-Pacífico em transporte e logística. A companhia também apresentou novos produtos, como HERE Navigation on-Demand (serviço de navegação sob demanda), HERE Lanes (kit de ferramentas para empresas automotivas, mobilidade e logística), HERE Last Mile (rota para entregadores), HERE HD GNSS (solução de posicionamento baseada em nuvem) e as APIs HERE Public Transit e HERE Intermodal (inclusão de rotas em vários meios de transporte para apps).
Lenovo
A principal novidade da fabricante chinesa é o Lenovo Yoga 5G, o notebook com conexão 5G. Antes apresentado como Project Limitless na Computex em 2019, o Yoga 5G é um laptop 2-em-1 (pode ser usado como PC ou tablet). Com tela de 14 polegadas, o equipamento possui processador Qualcomm Snapdragon 8cx, unidade gráfica Qualcomm Adreno 680 e suporta conexões 5G em ondas milimétricas e sub-6GHz. O equipamento chega ao mercado norte-americano por US$ 1,5 mil no segundo trimestre. A Lenovo também apresentou o PC dobrável ThinkPad X1 Fold. Com tela de 13,3 polegadas e processador Intel Hybrid Technology, esse computador terá uma versão com 5G. A expectativa é que o Fold chegue ao mercado em meados de 2020, a partir de US$ 2,5 mil.
Para casa inteligente, a companhia apresentou três dispositivos: a segunda geração do tablet Smart Tab M10 com Google Assistente, que chega ao mercado por US$ 189 em meados de 2020; o Smart Frame, que transmite imagens para uma tela no formato de um quadro e custará US$ 399 com venda a partir de agosto; e o Connected Home Security, que controla equipamentos de segurança da casa e está disponível via assinatura de US$ 29,90 ao ano.
LG
Os destaques da fabricante sul-coreana estão mais voltados à casa inteligente, robótica e carros conectados. A companhia apresentou uma porta inteligente que usa reconhecimento facial ou de veias para liberar o acesso de uma pessoa à casa; uma atualização de seu espelho inteligente que usa câmeras e algoritmos para medir o tamanho ideal de uma pessoa ao comprar roupas; uma solução de carro conectado baseado no sistema webOS Auto; e um restaurante gerido (expedição, cozinha, serviço de garçom e limpeza) pelos robôs LG CLOi.
Kohler
A fabricante norte-americana de equipamentos domésticos trouxe produtos bem peculiares à CES. Há o chuveiro Moxie, com alto-falante inteligente da Harman Kardon conectado à Alexa, Google Home e Apple HomeKit; sistema de purificação de água Aquifer Refine com conexão Wi-Fi; torneira sem toque Setra controlado por assistente de voz; sistema de chuveiro DTV Mode e controle remoto; e tecnologia Touchless Toilet, uma descarga que usa sensor, ou seja, sem toque. Todos os equipamentos podem ser controlados pelo app Kohler Konnect (Android, iOS). Os preços dos equipamentos não foram disponibilizados.
MediaTek
A companhia taiwanesa de semicondutores anunciou a expansão de seu programa de aceleração em Internet das Coisas (IoT), o Rich IoT. Durante a CES 2020, a empresa apresentou parceiros de tecnologia e design que lançaram tecnologias baseadas nos chipsets i300B (MT8362B), para dispositivos de assistente de voz; i300A (MT8362A), para displays multimídia; e i500 (MT8385), para visão computacional. Entre os parceiros estão DSP Concepts, Elliptic Labs, Esper, Innocomm, OLogic, Sasken e Synapse.
Sony
A lendária fabricante japonesa apresentou pela primeira vez em sua história um carro-conceito. Ao contrário de muitos críticos na web nesta terça-feira, 7, o intuito da Sony não é entrar no segmento automobilístico, mas mostrar as tecnologias que ela pode oferecer às montadoras. Batizado de Vision-S, o carro possui 33 sensores de imagem (CMOS e ToF) para detectar objetos e reconhecer pessoas, dentro e fora do veículo. Além disso, o carro possui softwares com tecnologia de inteligência artificial, telecomunicações e de nuvem, para mostrar que sua solução pode evoluir com o tempo. A Sony também apresentou os resultados de uma prova de conceito de captura e transmissão de vídeo 5G com a NBC e Verizon de um jogo de futebol americano feita em dezembro de 2019 e de reconhecimento facial e análise de dados dos jogadores usando câmeras e algoritmos de inteligência artificial.
Procter & Gamble
Pouco falada no mundo da tecnologia, a P&G trouxe produtos conectados para o uso doméstico. Tem a escova conectada Oral B-Io que chega em agosto e ainda não tem preço; o sistema de monitoramento inteligente de bebês Lumi by Pampers, feito em parceria com a Logitech, que custa US$ 349 e já está disponível nos EUA; o sistema de fragrância conectada para residência AIRIA, por US$ 249; uma impressora de pele (podendo ser entendido como pincel de pele) para escanear, detectar e corrigir hiperpigmentação, que custa US$ 529; e um robô conceitual que leva papel higiênico ao usuário quando pedido por app, o Charmin Rollbot.
Qualcomm
Assim como Amazon e Sony, a Qualcomm apresentou suas novidades focadas no setor de automóveis, em especial para soluções de Cellular Vehicle Connected to-Everything (CV2X). Tem a plataforma Qualcomm Snapdragon Ride com os SOCs Snapdragon Ride Safety, Ride Safety Accelerator e Snapdragon Ride Autonomous Stack; o Qualcomm Car-to-Cloud para atualização OTA em veículos; um chip MAC Wi-Fi (QCA6595AU) com Wi-Fi e Bluetooth para carros; um codec (aptX) para melhorar a qualidade de ligações usando equipamentos Bluetooth; e a extensão da parceria com a GM para criar produtos de cockpit digital, telemetria e sistema de assistência ao motorista.
Royole
Conhecida por levar no ano passado o FlexPai, o primeiro handset com tela dobrável, a fabricante Royole apresentou neste ano o smart speaker Mirage com tela em 360º. Conectado ao Alexa, o equipamento possui tela touchscreen de 7,8 polegadas Amoled, processador Qualcomm APQ8053, 2 GB de RAM, 16 GB de espaço, dois microfones para reconhecimento de voz, câmera de 5 MP, Bluetooth 4.2 e conexão Wi-Fi. Previsto para o segundo trimestre de 2020, o equipamento chega ao mercado norte-americano por US$ 899 e por 799 libras no Reino Unido.
Samsung
A fabricante sul-coreana apresentou soluções mais conceituais durante sua apresentação na CES 2020. Os principais destaques são: o robô Ballie, uma espécie de concierge robótico para a casa, que controlará os eletrodomésticos conectados e ajudará os usuários a fazer exercícios físicos; a tecnologia Samsung GEMS, que conecta óculos de realidade a relógios da Samsung para fazer exercícios físicos; a geladeira conectada Family Hub, que permitirá fazer compras de ingredientes online e terá um Bot Chef para definir o menu; além do Digital Cockpit 2020, um equipamento de infoentretenimento para carro que conta com conexão 5G do chip Exynos Auto V9 e Android 10.
Toyota
Talvez a mais audaciosa companhia presente na CES nos últimos anos, a Toyota confirmou os planos para construir uma cidade-protótipo em um espaço de 175 acres perto do Monte Fuji, Japão. Batizada de Woven City, o local será habitado por trabalhadores da Toyota, aposentados da empresa e pesquisadores. Na cidade, que tem previsão de funcionamento a partir de 2021, a companhia pretende testar soluções de autonomia, robótica, mobilidade pessoal, casa inteligente e inteligência artificial. As casas serão construídas usando robôs e madeira para garantir carbono zero, e, quando construídas terão robôs e sensores para acompanhar o cotidiano de seus moradores. O sistema de energia são células de hidrogênio. A Woven City será criada pelo arquiteto dinamarquês Bjark Ingels, que colaborou no desenvolvimento do novo World Trade Center, da Lego House, e das sedes do Google em Mountain View e Londres.