A John Deere apresentou na noite da última segunda-feira, 6, a segunda geração do seu kit de direção autônoma para maquinário de agricultura, construção civil e paisagismo comercial na CES 2025. Baseada em inteligência artificial, visão computacional e sensores, a tecnologia permite aos veículos se moverem sem intervenção humana.

O intuito das soluções é diminuir tarefas repetitivas e permitir que as empresas desloquem profissionais que atuam com as máquinas para outras áreas. Ao todo são quatro equipamentos com o kit:

  1. O trator autônomo 9RX para agricultura de larga escala que tem 16 câmeras para trazer visão em 360 graus do campo, o que permite eliminar o operador da cabine e traz mais precisão, uma vez que o sistema calcula a profundidade do campo em grandes distâncias;
  2. O trator autônomo estreito 5ML para pulverização, que possui sensores Lidar junto com o kit autônomo para ser guiado remotamente mesmo em plantações densas, pomares e/ou cobertas de folhas;
  3. O ADT 460 P-Tier, um caminhão basculante para construção civil, como estradas, prédios e até minas. Usado para levar materiais em um canteiro de obra e com isso reduzir a tarefa repetitiva e seus riscos envolvidos, pois possui câmeras para mapear o ambiente em 360 graus e sensores para evitar obstáculos;
  4. Cortador autônomo elétrico para paisagismo comercial e que possui o mesmo kit autônomo das outras máquinas, mas é menor, uma vez que possui duas câmeras para fazer a análise em 360 graus.

Controle por app da John Deere

As máquinas são gerenciadas via John Deere Operations Center (Android, iOS), uma plataforma baseada em nuvem que pode ser controlada por app. Ao deslizar o dedo da esquerda para direita, o operador liga a máquina remotamente. O aplicativo também permite ver vídeo, imagens, dados e métricas dos equipamentos em tempo real.

Inicialmente, os veículos selecionados estarão prontos para ter autonomia de fábrica. Além disso, o kit estará disponível para adaptação (retrofit) de máquinas antigas, o que possibilita aos gestores uma alternativa para adotar a tecnologia com base em sua jornada de transformação digital.

Vale lembrar, o primeiro kit de automação foi apresentado pela companhia na CES de 2022. No Brasil, a John Deere oferece os equipamentos com módulo LTE de fábrica em parceria com a Claro e a startup Sol, e mais recentemente com a Starlink.

Imagem principal: Trator autônomo em estande da John Deere na CES 2025 (divulgação)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!