A Anatel realizou no fim do ano passado uma pesquisa inédita para medir a percepção de qualidade que a sociedade tem sobre os serviços prestados pela agência. Em uma escala de 1 a 6, em que 1 é totalmente insatisfeito e 6 é totalmente satisfeito, a média auferida pela Anatel dos quatro serviços avaliados foi de 4,39, o que indica uma satisfação moderada da população.
Foram entrevistadas ao todo 1.866 pessoas distribuídas da seguinte forma entre quatro serviços: atendimento ao consumidor (648), certificação e homologação (541), outorga de serviços de telecomunicações (665), soluções de competição (12).
Os respondentes foram convidados a dar suas notas levando em conta uma série de critérios, como agilidade nos procedimentos, clareza nas informações, facilidade na solicitação do serviço, dentre outros.
O serviço mais bem avaliado foi o de outorgas de serviços de telecomunicações, com média de 4,72. Em seguida vieram atendimento ao consumidor (4,43), soluções de competição (4,33) e certificação e homologação (4,07).
Em seu relatório, a agência identificou dois pontos que precisam ser melhorados: 1) no serviço de certificação e homologação é necessário maior facilidade na solicitação e na quantidade de etapas para obtenção, assim como mais agilidade na entrega do resultado da solicitação; 2) no serviço de solução de competição, os usuários querem maior estabilidade nos meios de solicitação e menor tempo para a entrega dos resultados.