Cleartech; Datami

Carlos Pinto, CEO da Cleartech (crédito: divulgação)

[Atualizado às 10h do dia 24/02/2022 com informações da MUV] A Cleartech, empresa que adquiriu a operação da Datami no Brasil, confirmou para Mobile Time que seguirá sozinha em sua estratégia de oferta de zero rating de dados. Em conversa com esta publicação, Carlos Pinto, CEO da empresa compradora, afirma que a manterá os contratos vigentes com a MUV, parceira da Datami, mas os próximos serão feitos diretamente com sua empresa como intermediária das operadoras.

“Logo que assumimos, analisamos a melhor estratégia. Escolhemos não ter mais nenhum vínculo com a MUV. A melhor forma que vimos foi atuar diretamente neste mercado”, diz Pinto, ao lembrar que sua empresa tem larga experiência no mercado de telecomunicações, inclusive com processos de roaming e portabilidade. “Existia um acordo de cavalheiros entre eles (MUV e Datami). A parceria foi conveniente, pois a Datami não tinha conhecimento do mercado brasileiro. Mas nós temos”, completa.

O executivo explicou que os contratos entre MUV e operadoras têm prazo por campanha, algo que geralmente dura 12 meses. De acordo com o CEO, o trabalho que está sendo realizado agora é preparar “contratos diretos” com esses clientes.

“Comunicamos à MUV e às operadoras sobre a nossa decisão. Temos clientes vinculados em contratos unificados. Mas também temos clientes que a MUV tem. Temos um pipeline e vamos respeitar. E existem clientes obtidos a partir da equipe de vendas da operadora”, afirma. “Do ponto de vista contratual, não muda nada. E à medida que novos clientes entrarem, vamos implementar a estratégia direta”, completa.

Sinergia e transição

Anunciada no final de 2022, a aquisição foi concebida com a Cleartech adquirindo a operação brasileira (CNPJ) e uma licença perpétua da Datami para oferecer seus serviços no País. Agora, Cleartech e Datami estão em fase de “transição tecnológica”, como explica o CEO: “No acordo de compra há um processo de transição de tecnologia até adotarmos completamente. É uma curva de um ano e meio. Mas hoje o suporte (de atendimento) nível três está com a Datami, na Índia. E os suportes um e dois eram da Datami local e está conosco”, diz.

Importante dizer que a Datami seguirá como parceira tecnológica da Cleartech, em especial na criação de serviços e produtos.

Estratégia

Com a compra, a Cleartech busca crescimento no mercado de telecom brasileiro, além do avanço da marca Datami em outros segmentos para a prestação de serviços tanto para o setor privado quanto público no País, em zero-rating e em Internet das Coisas (IoT). A estratégia de crescimento também inclui os outros serviços de telecomunicações que a Cleartech oferece.

“Vemos possibilidade de portabilidade do 2G, navegação de dados patrocinados e IoT”, avalia. “Estimamos triplicar a base de clientes em 2022. Hoje temos 55 clientes e queremos chegar a 180. E o faturamento da Datami representará 25% em até três anos, chegando a R$ 200 milhões em 2022”.

Além da Datami, outra novidade da empresa é o início da operação de portabilidade numérica para celulares no Uruguai, em 12 de janeiro. Pinto explica que o processo deverá ser feito em quatro meses, após pedido do governo local.

Sobre a possibilidade de levar a Datami para outros mercados da América Latina, o CEO não descarta, mas enfatiza que o foco é o Brasil.

“O Brasil é um grande desafio. Se fosse rever a estratégia da Datami global, um dos pontos que faria diferente era não ser global. Eles foram muito rápidos na expansão. É importante fazer alavancagem. Queremos nos consolidar no Brasil, mas queremos ir para outros lugares, como fizemos no Uruguai com a portabilidade”, conclui.

Atualização

A MUV entrou em contato com Mobile Time para esclarecer que seguirá com a oferta de zero rating. Porém, deixa o modelo comercial tripartite – operadoras móveis, Datami e MUV – e fará as tratativas comerciais de seus clientes diretamente com Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo. Ou seja, a única mudança será na relação comercial. Em termos operacionais e tecnológicos, o trabalho do MUV seguirá normalmente.

Além do zero rating, que a MUV oferece ao mercado desde 2015, a companhia também trabalha com performance e campanhas de publicidade digital para aplicativos.

 

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