[Atualizado às 16h do dia 07/01/2025 com informações do Nubank] Uma falha no sistema do Banco Central trouxe instabilidade no uso do Pix para diversos bancos brasileiros. A falha foi relatada por usuários na manhã desta sexta-feira, 7. De acordo com a função Downdetector dentro do Speedtest da Ookla (Android, iOS), o problema começou por volta das 11h e durou até às 14h.

Os principais bancos e carteiras citados por usuários e que apareceram no Downdetector com problemas foram: Nubank; Itaú; Bradesco; Will Bank; Banco do Brasil; e PicPay.

A Mobile Time, o Itaú informou que, do seu lado, os acessos aos sistemas estavam normais e que o problema provavelmente seria do lado do Banco Central. Por sua vez, o Nubank relatou que após uma breve uma indisponibilidade, os pagamentos via Pix estão funcionando normalmente.

BC responde sobre problemas no Pix

Procurado, o regulador e controlador dos sistemas de pagamentos instantâneos confirmou por volta das 15h que houve uma falha interna mais cedo e que os sistemas do BC estavam funcionando  normalmente. “Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informou em nota.

O Banco Central não trouxe mais detalhes da falha. Mobile Time já questionou sobre os motivos e quais correções foram feitas. O  espaço fica aberto para o regulador atualizar.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!