Depois de Nokia e Apple, é a vez da Samsung lançar o seu serviço de streaming de música. O que já foi um diferencial entre os fabricantes parece que agora se tornou um item obrigatório. A sul-coreana anunciou nesta sexta-feira, 7, o lançamento do Milk Music, um serviço de rádio online gratuito para usuários de smartphones da família Galaxy nos EUA. O serviço, que usa a plataforma da Slacker, disponibiliza 200 estações diferentes baseadas em gêneros musicais, e soma mais de 13 milhões de faixas. O app está disponível para download na Google Play apenas nos EUA e somente para usuários de aparelhos Galaxy.

Um dos diferenciais do Milk Music é a facilidade de uso: o app não requer login e senha. A interface, recheada de fotos dos artistas que estiverem tocando, também foi elogiada por sites internacionais que testaram a novidade. Há porém uma limitação similar àquela do Pandora: o usuário só pude pular seis músicas por hora. Não há publicidade entre as faixas.

Análise

A iniciativa da Samsung é uma resposta ao iTunes Radio da Apple, lançado ano passado. Na prática, essas iniciativas não atrapalham o negócio de serviços de assinatura de música ilimitada, como Spotify, Rdio & Cia, pois o usuário não pode escolher a banda ou a música específica que deseja escutar. No fundo, o Milk Music é um rádio com 200 opções de estações. Quem pode perder com isso são as estações FM de música, cujo excesso de publicidade irrita os ouvintes.

Dificuldades de licenciamento talvez retardem a chegada do Milk Music no Brasil, mesmo problema enfrentado pelo Pandora. Ou talvez não interesse à Samsung gastar dinheiro com esse projeto para conquistar ou fidelizar clientes na América Latina. O mercado dos EUA é muito mais importante estrategicamente e valioso. Da mesma forma, o iTunes Radio não está disponível no Brasil.

 

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