Tile é uma start-up norte-americana que criou um pequeno e elegante rastreador Bluetooth que leva o nome da própria companhia. MOBILE TIME escreveu sobre o produto em novembro de 2013, quando acabava de ser lançado nos EUA, então apenas na versão iOS. Passados dois anos e meio, já foram vendidos mais de 4,5 milhões de tiles no mundo, a maioria nos EUA, e atualmente são registrados em média 10 mil downloads do app por dia. A empresa agora busca parcerias com distribuidores em mercados emergentes, inclusive o Brasil. A start-up estava presente com um stand no Mobile World Congress, em Barcelona, duas semanas atrás.
O tile é um rastreador leve e pequeno, em formato quadrado, que pode ser colado com adesivo em praticamente qualquer superfície ou ser adicionado a um chaveiro, pois tem um furo apropriado para essa finalidade. Sua proposta é rastrear objetos de valor usados no dia a dia das pessoas, como chave do carro, laptops, bicicletas etc.
O tile transmite a sua localização através de Bluetooth 4.0 para o smartphone do dono, que visualiza através de um app. O usuário pode solicitar que o produto emita um som para que seja mais facilmente encontrado. Também funciona ao contrário: se o usuário perder seu smartphone, há um botão no tile para que o telefone toque um som. Isso tudo funciona dentro do raio de alcance do Bluetooth, que é relativamente curto. Mas e se o objeto perdido estiver distante? Essa é a parte mais bacana da solução: todos os usuários do app funcionam como uma rede mundial de achados e perdidos. Se o usuário informar que perdeu seu tile, toda a base do serviço passa a procurá-lo automaticamente. Se alguém passar perto do objeto perdido, o app captará a localização e informará ao dono. O processo é feito de forma transparente e automática: as pessoas não precisam fazer nada, basta terem o app instalado em seus aparelhos.
A bateria do tile dura cerca de um ano. Nos EUA, cada unidade é vendida por US$ 25. O pacote com quatro sai por US$ 70 e aquele com oito, por US$ 130.