[Matéria atualizada em 7/3/2022, às 20h20, para detalhar pesquisa] Para a 4Mooney, o ano de 2021 foi o período para comprovar que sua plataforma de inteligência artificial ampliada funciona para manter o bom relacionamento com os clientes de seus clientes, ajudar as empresas na recuperação de dívidas e estimular o uso de cartões de crédito. Demonstrou ainda a capacidade de escala da ferramenta sem precisar crescer proporcionalmente a equipe – foram contratadas três pessoas. Foi o que contou Gabriel Jório, CEO e cofundador da companhia em conversa com Mobile Time. “O ano passado foi espetacular”, resume o executivo. Em números, a empresa cresceu 1.500% comparando com 2020, tanto em operação quanto em faturamento. Para este ano, as projeções são mais ousadas e Jório espera crescer 21 vezes mais na comparação com 2021.
“Subimos a barra. É uma meta ambiciosa, mas vem embasada até mais do que o ano passado porque estruturamos o time e temos os processos comprovados e demonstramos a nossa capacidade de execução. Entendemos a demanda do segmento e as dores dos segmentos são muito grandes”, diz.
A dor que a 4Mooney “ataca” é essencialmente a do relacionamento com o cliente. Para isso, a empresa desenvolveu uma inteligência ampliada para estimular o cliente de seus clientes à tomada de decisão – podendo ser voltar ou ativar o cartão de crédito ou pagar uma dívida. A IA é capaz de discernir potenciais clientes dispostos a honrar com os pagamentos e aqueles que estão em dificuldade – desempregados, por exemplo. Assim, ela investe naqueles com maior potencial de retorno e proporciona uma experiência positiva ao usuário final de sua plataforma. “Está no nosso propósito um processo humanizado, feito de forma digna. Trabalhamos em prol do nosso contratante para realizar o maior volume de recuperação ou de volta ao uso de cartões, mas a gente respeita o tempo do cliente e esse momento de crise. E isso se comprovou eficiente”, explica Jório.
A 4 Mooney tem um histórico de trabalhar com recuperação de dívidas de médio e longo prazo, mas descobriu recentemente que sua IA também funciona para dívidas de curtíssimo prazo e para prevenção. Assim, em 2022, a empresa deve focar também nesse novo segmento.
“22% da nossa base é de analfabetos ou semi-analfabetos. A gente fez uma abordagem com essa turma com vídeos explicativos sobre o processo. O sucesso com esse grupo foi muito grande, em uma operação que fizemos, em uma semana tivemos resultado mais expressivo do que em três meses de relacionamento de outras formas”, explica Jório.
Recentemente, a 4Mooney realizou uma pesquisa com uma base de teste para confirmar o poder do relacionamento e da indução cognitiva. Com uma pequena amostra de 12 mil pessoas, 11.624, ou 98%, disseram que o processo de interação digital da empresa foi fundamental para que esses clientes priorizassem aquele pagamento. “Deixamos um espaço aberto na comunicação para as pessoas darem um feedback sobre o trabalho e nosso cliente. Tivemos mais de 5 mil mensagens positivas sobre o processo”, conta Jório.
‘A gente consegue, de uma forma humanizada e não intrusiva, fazer todo o processo de recuperação financeira, chegando ao ponto final da oferta, negociação definitiva e emissão do boleto”, completa.