A Apple se tornou a primeira marca a conquistar oito posições na lista dos dez smartphones mais vendidos em 2022, segundo o Global Monthly Handset Model Sales Tracker, da Counterpoint Research. As duas vagas restantes foram ocupadas pela Samsung. A lista dos dez mais vendidos contribuiu com 19% das vendas globais de smartphones em 2022, o mesmo que em 2021.

O iPhone 13 foi o handset mais comercializado no ano passado, respondendo por 28% das vendas de iPhones. Foi também o modelo mais vendido nos principais mercados, como China, EUA, Reino Unido, Alemanha e França. Além disso, o iPhone 13 permaneceu como o smartphone número um a cada mês desde seu lançamento, em setembro de 2021, até agosto de 2022. Os cortes de preços após o lançamento da série iPhone 14 impulsionaram ainda mais o volume de vendas do dispositivo nos mercados em desenvolvimento. Suas vendas foram duas vezes maiores que as do iPhone 13 Pro Max, o segundo smartphone mais vendido em 2022.

Na terceira posição está o iPhone 14 Pro Max, que gerou mais volume do que seus modelos Pro e básico, em 2022. Esta é a primeira vez que uma variante Pro Max gera mais volume do que os dispositivos mais baratos da mesma geração. Este foi o modelo de smartphone mais vendido em setembro, outubro e novembro de 2022.

Em quarto lugar em vendas está o Samsung Galaxy A13. A sul-coreana também está na 10ª posição com o handset A03, conquistando, assim, duas posições no ranking, uma a mais do que em 2021. Os dois modelos foram os únicos smartphones LTE a entrar na lista.

O preço atraente do Galaxy A13 – abaixo de U$S 250 – foi o principal fator do bom desempenho. As regiões Caribe e América Latina, seguidos pela Índia, foram as que mais contribuíram para suas vendas. O Galaxy A03 foi o smartphone mais acessível da lista e o único com tecnologia UNISOC. O smartphone teve um bom desempenho em regiões em desenvolvimento como CALA e Oriente Médio e África (MEA).

Segundo a Counterpoint Research, esses smartphones deverão permanecer na lista dos mais vendidos neste ano, uma vez que as marcas deverão se concentrar em limpar o estoque e otimizar seus lançamentos. A empresa acredita que as marcas deverão enxugar seus portfólios em 2023 para minimizar a canibalização. O número de modelos de smartphones ativos no mercado global já caiu de mais de 4,2 mil, em 2021, para cerca de 3,6 mil, em 2022. Ao mesmo tempo, as marcas vão focar em dispositivos premium em seus portfólios para traduzir volumes em lucratividade.

 

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