O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil (MGI) anunciou nesta quinta-feira, 6, uma parceria com o Instituto Internacional de Tecnologia da Informação de Bangalore (IIIT-B), do estado de Karnataka, na Índia, que visa estimular o uso de Infraestruturas Públicas Digitais. A colaboração prevê estudar modelo de ecossistema integrado de credenciais verificáveis, que possa ser usado em soluções como a interoperabilidade de dados de acesso a serviços públicos.

A título de exemplo, o órgão explica que pode ser possível explorar a criação de carteiras digitais voltadas para público-alvo específico, como produtores rurais, integrando cadastros necessários para a obtenção de crédito, tornando digital o que ainda não for.  

O IIIT-B é uma instituição privada e sem fins lucrativos, fundada há 26 anos em Bangalore, com o apoio do governo de Karnataka e atores privados no setor de Tecnologia da Informação na Índia. Segundo o MGI, a parceria com o Brasil está alinhada a um dos objetivos do Centro para Sistemas Sociais Abertos (COSS) do instituto, que busca impulsionar a adoção de Infraestruturas Públicas Digitais globalmente e subsidiar medidas que envolvam interesses internacionais, como o desenvolvimento tecnológico e os desafios ambientais, por isso um dos casos de uso envolve dados rurais.

Encontros internacionais

Brasil e Marrocos; parceria

Foto: divulgação/MJSP

Ainda nesta quinta-feira, houve o anúncio de outra parceria internacional, dessa vez entre o Ministério das Comunicações (MCom) com o Ministério da Transição Digital e Reforma Administrativa do Marrocos. A cooperação servirá para troca de experiências relacionadas à internet e infraestrutura de telecomunicações.

De acordo com o MCom, estão entre as prioridades de cooperação: informações sobre políticas públicas e regulamentações no setor de TICs; segurança cibernética; proteção de dados; transformação digital; aplicações inovadoras em tecnologias digitais, como 5G e redes futuras; computação em nuvem; e cidades inteligentes.

MJSP e Bruxelas

No âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP),  também nesta quinta-feira, uma visita do ministro Ricardo Lewandowski ao comissário da União Europeia para Democracia, Justiça, Estado de Direito e Proteção ao Consumidor, Michael McGrath, em Bruxelas, na Bélgica, reflete a parceria já firmada entre as partes. O órgão informou que o encontro serviu para compartilhar desafios relacionados às ações de combate à desinformação e proteção de direitos  em ambiente digital, diante da experiência da UE no tema, além de reforçar a intenção de dar continuidade ao diálogo bilateral.

Imagem principal: ilustração gerada com IA pelo Mobile Time. 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!