O principal objetivo da TIM ao lançar o blah, seu aplicativo de comunicação unificada over the top (OTT), é manter um contato constante com o cliente durante a sua comunicação móvel, afirma o diretor de marketing da operadora, Roger Solé. "No mundo antigo, antes do smartphone, não existiam intermediários entre a operadora e o cliente. Mas também não existia uma interface sofisticada e agradável para o usuário. Com smartphones, apps e telas touch screen, tudo mudou. Consideramos importante oferecer a experiência TIM de comunicação nesse novo mundo de smartphones e apps", diz Solé.

O executivo ressalta o fato de o blah não focar em um serviço único de comunicação móvel, mas concentrar todos existentes: chamadas comuns, chamadas VoIP, chamadas em grupo, mensagens instantâneas, SMS, vídeo-chamadas etc, além de oferecer uma nova agenda de contatos, com armazenamento na nuvem.

O download e o uso do blah são gratuitos para clientes e não clientes da TIM. Segundo o diretor, não há planos de monetização do app no momento, mas não está descartada a possibilidade de criar no futuro uma espécie de "blah out", ou seja, de VoIP com terminação da chamada na rede pública para assinantes de outras operadoras. "É um território interessante de ser explorado", comentou.

Solé reconhece a importância da coleta de dados adicionais sobre os usuários, como email e Facebook, solicitados no cadastro do blah, mas garante que não há planos de uso dessas informações por enquanto. De toda maneira, qualquer eventual utilização futura será feita de forma cuidadosa, promete.

Pioneirismo e marca blah

A TIM Brasil está sendo pioneira dentro do grupo Telecom Itália nessa estratégia. A controladora italiana acompanha tudo de perto. Dependendo dos resultados, o blah pode ser exportado para a Itália. Solé, contudo, evita divulgar projeções para o produto. Ele aposta que os clientes da TIM vão estimular os amigos que têm linhas de outras teles a baixar o app para facilitar a comunicação, mas prefere não arriscar previsões sobre o tamanho futuro da base de usuários do blah.

A respeito do uso da marca, originalmente criada para um serviço de bate-papo por SMS da TIM na década passada, Solé explica que foi uma decisão pragmática: várias marcas foram testadas e essa teve a melhor avaliação do público.

Todo o conceito do app e suas funcionalidades foram pensados pela equipe da TIM. O layout, a usabilidade e a marca foram feitos em conjunto com a RGA, agência digital parceira da TIM. E o desenvolvimento do app ficou a cargo da Amdocs. Os 24 mil clientes da TIM que testaram o app nos últimos dois meses ajudaram também com feedbacks sobre a interface e alertaram para pequenos bugs que foram corrigidos antes do lançamento.