Desenvolvido pela Aevo Studio, o Winepad é uma carta de vinhos virtual customizada para tablets Ipad. Criado sobre a plataforma iOS4 (Apple), o aplicativo possibilita aos clientes de restaurantes e casas de vinhos a obtenção de diversas informações relevantes sobre os vinhos de seu interesse, tornando o processo de escolha uma experiência divertida e inovadora.
Ao invés de consultarem as tradicionais cartas de vinhos feitas em papel, os clientes dos restaurantes que aderirem ao Winepad têm a possibilidade de fazer uma busca de vinhos em tablets disponibilizados pelos próprios restaurantes. A busca pode ser feita por tipo, uva, país, região, produtor ou por combinações de alguns desses fatores.
Além disso, o Winepad também apresenta um mecanismo para que o usuário defina a faixa de preços na qual está interessado e armazene suas opções em uma lista, facilitando uma posterior decisão. Há ainda a possibilidade de interligar o cardápio das casas ao banco de vinhos: a partir de informações de harmonização, o aplicativo apresentará sugestões de pratos que combinam com cada escolha.
Para o desenvolvimento do aplicativo, foram investidos R$ 200 mil em dez meses de trabalho. Em termos de modelo de negócio, os restaurantes que resolverem aderir ao Winepad pagam uma quantia fixa a Aevo Studio por tablet com o Winepad instalado. Por ora, o aplicativo só está sendo disponibilizado para as empresas, mas a Aevo já trabalha em uma versão que poderá ser baixada por pessoas físicas, possibilitando ao cliente escolher, em seu próprio tablet, o vinho que irá consumir quando for ao restaurante.
Cada empresa que adere ao Winepad tem um aplicativo customizado, com um projeto visual orientado para cada marca. O caráter customizável do aplicativo tem como objetivo potencializar a interatividade do cliente com a ferramenta, bem como oferecer à equipe da casa um manuseio simples e rápido.
“Hoje, conseguimos ter um padrão de layout que pode ser facilmente adaptável às características de cada cliente. Isso torna o processo financeiramente viável para ambas as partes”, diz Roberto Maia, sócio da Aevo Studio.
Segundo Maia, o retorno vem sendo melhor do que o esperado, com alguns clientes reportando aumentos de até 30% nas vendas após a adesão ao app.
A expectativa da empresa é de que, até o fim de 2012, mais de 100 casas em todos os estados do Brasil já disponibilizem o Winepad. Atualmente, o serviço já se encontra disponível em casas do Rio (como a Cavist, o La Fiducia, o Copacabana Palace e a Casa de Cultura Julieta de Serpa), São Paulo (como o Zucco) e Brasília (como o Dom Francisco).