Um dos principais destaques no balanço financeiro da Telefônica/Vivo referente ao primeiro trimestre deste ano foi, mais uma vez, o segmento de dados e serviços de valor adicionado (SVA), no qual estão incluídas as receitas com Internet móvel, SMS/MMS e conteúdo móvel em geral. O faturamento com esses serviços cresceu 18,8% em relação ao primeiro trimestre de 2012, passando de R$ 1,32 bilhão para R$ 1,57 bilhão. Dados, SMS e conteúdo móvel agora representam 30% da receita da Telefônica/Vivo com serviços móveis, uma das mais altas participações entre operadoras latino-americanas.

Dentro desse segmento, o melhor desempenho foi o da receita com Internet móvel, que aumentou 22,5% em um ano, alcançando R$ 812,9 milhões. A Internet móvel respondeu, portanto, por 52% da receita com dados e SVAs da operadora entre janeiro e março. O crescimento é atribuído à venda cada vez maior de smartphones e de planos de dados, especialmente o 3GPlus, que dá acesso à rede HSPA+ da operadora. Vale destacar que a receita com venda de handsets da Telefônica/Vivo no primeiro trimestre foi de R$ 365,8 milhões, o que corresponde ao dobro do registrado no mesmo período de 2012. O volume de handsets comercializados, contudo, cresceu menos. A melhora na receita se deve à mudança no mix de aparelhos, com aumento da participação de smartphones e, consequentemente, do tíquete médio das vendas, explicaram executivos da empresa durante teleconferência com analistas internacionais na manhã desta terça-feira, 7.

SMS

A receita com SMS peer-to-peer, ou seja, com mensagens trocadas entre usuários, cresceu 14,5% na comparação anual entre trimestres, atingindo R$ 511  milhões. Contribuíram para esse aumento a criação de um pacote de SMS ilimitado para pós-pagos a R$ 10/mês e a campanha Vivo Sempre, com oferta de SMS a R$ 0,05.

Conteúdo móvel

Outras receitas de dados e SVAs registraram crescimento de 16,4%, alcançando faturamento de R$ 242,2 milhões no primeiro trimestre. A companhia destacou o desempenho de três serviços de conteúdo móvel em particular: a plataforma de educação, o Vivo Som de Chamada e o portal de voz, cujos faturamentos cresceram, respectivamente, 13,8%, 20,2% e 32,9%, em relação ao mesmo período de 2012. O Vivo Som de Chamada alcançou ao fim de março 6,6 milhões de assinantes e a plataforma de educação, 3 milhões.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!