Os aplicativos de mobile banking do Itaú apresentaram instabilidade nesta segunda-feira, 7, durante praticamente toda a tarde. Mobile Time colheu depoimentos de correntistas de contas comuns e Personnalité: todos confirmaram a dificuldade de acessar suas contas, tanto via app quanto através do site web. Muitos nem sequer conseguiam acessar suas contas. Outros conseguiram vez por outra, mas depois a sessão caía.
Houve muitas reclamações nas redes sociais. O Itaú admitiu a existência de problemas técnicos e recomendou que os consumidores buscassem outros canais, como agências, telefone e caixas eletrônicos. Há relatos de agências que ficaram abertas até mais tarde em São Paulo para dar conta da demanda inesperada.
No começo da noite, o serviço começou a retornar ao normal gradativamente, e algumas pessoas já conseguiam acessar novamente os apps. Uma das possíveis explicações técnicas seria a ocorrência de algum problema nos servidores do banco.
Análise
No final do ano passado, o Banco do Brasil enfrentou problema semelhante. Cinco anos atrás, um app fora do ar por algumas horas não seria um problema. Mas hoje muitas pessoas dependem do canal móvel para realizar operações bancárias. Qualquer instabilidade gera irritação e causa impacto negativo na imagem de uma instituição financeira.
Segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel, 77% dos internautas brasileiros com smartphone e conta bancária realizam operações bancárias através de apps. Destes, 98% usam o smartphone para consultar saldo e extrato; 69%, para pagamentos; 63%, para transferências; e 15%, para investir.