Marcas e empresas contam com uma série de ferramentas para monitoramento das redes sociais e para melhoria do seu posicionamento nelas. Faltam, contudo, soluções similares para o usuário final. É esta a lacuna que pretende preencher o aplicativo Skorr (Android, iOS), lançado nesta segunda-feira, 7, nas Américas e na Europa. Sua primeira e principal funcionalidade consiste em medir o grau de influência digital de cada pessoa, a partir da sua atuação em seis diferentes redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, LinkedIn e YouTube). É levado em conta uma série de critérios, como quantidade de seguidores, curtidas, comentários, compartilhamentos etc. Dá para ver a pontuação de qualquer pessoa com perfil público na redes. Cristiano Ronaldo, por exemplo,  tem pontuação 98 e Neymar Jr, 82.

skprr

“As redes sociais, enquanto plataformas, vieram para ficar, com tudo o que representam de oportunidade e de ameaça. As grandes marcas identificaram isso alguns anos atrás e se dotaram de recursos internos, formaram equipes e contrataram serviços. As empresas estão bem servidas nesse aspecto. Para o consumidor, faltava algo para ajudá-lo a navegar nessa vida online. As mesmas ameaças que afetam as empresas atingem as pessoas. A nossa vida mudou, foram criados novos hábitos e se acentuaram alguns traços do comportamento humano, através das redes sociais, como a competitividade. Entendemos que era muito relevante ter um uma ferramenta que pusesse as pessoas no controle, no volante, da sua vida online”, relata Miguel Caeiro, CEO e cofundador do Skorr.

O app faz também um raio-x das publicações do usuário, apontando aquelas que fizeram mais sucesso e os sentimentos que despertaram em seus seguidores. Além disso, proverá uma análise da audiência, com dados demográficos, para que o usuário conheça melhor o perfil das pessoas que o acompanham.

Com a utilização de recursos de processamento de linguagem natural (em inglês, português e espanhol), de reconhecimento de imagens e de aprendizado de máquinas, o Skorr disponibilizará também uma funcionalidade de análise de cada nova publicação. O app indicará o potencial de sucesso de cada novo post, avaliando seu conteúdo. E haverá recursos para a proteção da privacidade do usuário. Por exemplo, o Skorr poderá alertá-lo quando uma imagem em uma publicação sua contiver conteúdo inadequado ou que possa prejudicá-lo, como uma placa de carro ou um número de cartão de crédito.

A proposta, portanto, é que o Skorr seja uma ferramenta para que cada pessoa conduza melhor a sua personalidade online, seja ela qual for. Serve tanto para quem deseja construir uma audiência cada vez maior de seguidores em torno de um determinado assunto ou para quem quer apenas estar próximo dos amigos ms proteger a sua privacidade contra ameaças.

“Nosso público alvo inicial são os adolescentes urbanos, que são os ditadores de tendências em apps. Eles que tornam seu app mais viral ou menos. São a nossa porta de entrada. O segundo grupo é quem usa seu nome pessoal para fins profissionais. Para uma nutricionista, passar de uma pontuação 22 para 35 pode ser a diferença entre ter seu consultório vazio ou cheio”, comenta Caeiro. O executivo espera superar 1 milhão de usuários nos primeiros 12 meses de operação.

Modelo de negócios

O Skorr será gratuito e não terá publicidade. Sua monetização virá a partir de big data, fornecendo dados de forma agrupada (“clusterizada”) e anonimizada para empresas interessadas na identificação de tendências de comportamento em determinados segmentos da população.

Klout

O Skorr não é o primeiro serviço a tentar atribuir uma nota da influência digital de cada pessoa nas redes sociais. O pioneiro foi o Klout. Mas o Skorr traz uma série de aperfeiçoamentos, como o fato de prover não apenas a pontuação, mas funcionalidades para medir a audiência e para melhorar a influência digital do usuário.

“Estudamos bastante o Klout. Ele nasceu em 2008 e chegou a ter 600 milhões de usuários, o que era bárbaro. Mas talvez tenha surgido antes da hora. Hoje, com a maturidade da tecnologia, dá para irmos bem mais longe”, compara.

Cosmopolita

A Skorr é uma startup internacional. A sede formal da empresa fica em Lisboa. A equipe de desenvolvimento está em Braga. O CEO reside em São Paulo. O crowd management e a gestão de mídia acontecem em São Paulo. E a assessoria de imprensa fica em Nova Iorque.

Tela Viva Móvel

Caeiro apresentará o case do Skorr no Tela Viva Móvel deste ano, dia 14 de maio, no WTC, em São Paulo. Para mais informações sobre o evento e compra de ingressos, acesse www.telavivamovel.com.br, ou contacte a organização através do telefone/WhatsApp 11-3138-4619 ou pelo email [email protected].

 

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