O RecargPay (Android, iOS) registrou um aumento de 450% em sua base de assinantes depois do início da pandemia. Parte desse aumento se deve à recente reformulação do seu plano pago, agora chamado de Prime+, que ganhou mais vantagens, como o pagamento sem taxa de até R$ 3 mil em contas. Outro fator que contribuiu para o crescimento é a mudança de comportamento do consumidor brasileiro durante a quarentena, que prefere cada vez mais soluções digitais de pagamento para não precisar sair de casa e nem pegar em dinheiro, relata o CMO e country manager no Brasil do RecargaPay, Renato Camargo, em entrevista para Mobile Time.
O RecargaPay funciona como uma carteira digital, na qual o usuário pode depositar valores via boleto ou transferência bancária para a realização de pagamentos. Também é possível cadastrar um cartão de crédito para o pagamento de contas. O app inclui diversas funcionalidades, principalmente relacionadas a pagamentos recorrentes, como recarga de celular ou de cartão de transporte, envio de dinheiro para outras pessoas e pagamento de contas e boletos.
Seu modelo de negócios é freemium. Na versão gratuita, o usuário tem direito a pagar até R$ 500 em contas e boletos sem taxa; recebe 5% de cashback por uma recarga no seu celular por mês; 5% de cashback por uma recarga no celular de outra pessoa por mês; e 5% de cashback por uma recarga de cartão de transporte por mês. O cashback se limita a transações de até R$ 20.
O plano Prime+, por sua vez, custa R$ 14,99 por mês e dá direito a: pagamento de R$ 3 mil em contas em boletos sem taxa; 10% de cashback para recarga de celular; 5% de cashback em recarga de celulares de outras pessoas; 5% de cashback na recarga de transporte; 10% de cashback nos CADs de Zona Azul; 1% de cashback nas compras com um cartão pré-pago do RecargaPay; além de ter direito a uma maquininha de cartão da empresa. Uma diferença importante no plano Prime+ é que não há limite mensal de transações com recebimento de cashback, mas o teto de R$ 20 por transação continua valendo.
Na opinião do CMO do RecargaPay, os principais fatores para o crescimento da base de assinantes são o pagamento de contas até R$ 3 mil sem taxa e o cashback ilimitado. “Produtos que antes não eram tão impactantes passaram a ser, como o cashback. Hoje, os 10% de cashback do plano Prime+ fazem muita diferença”, comenta. Além disso, a oferta de 5% de cashback ilimitado no Prime+ para recarga em celulares de terceiros acaba se tornando uma nova fonte de renda para os usuários. “Temos relatos de estudantes e motoristas de Uber que oferecem recargas para colegas e passageiros”, relata o executivo.
Sobre o futuro pós-pandemia, o CMO é cauteloso na sua avaliação: “Estamos entrando agora na fase mais crítica da pandemia. Ainda vamos levar um tempo dentro desse cenário. O que vai acontecer depende da conjuntura social e econômica do País”.