Depois da condenação do Google por reproduzir conteúdo jornalístico em seu buscador, a França emitiu nesta segunda-feira, 7, a decisão de sancionar a empresa norte-americana a pagar 200 milhões de euros. A gigante abusou de sua posição dominante no mercado de servidores de publicidade para editores de sites e aplicativos móveis ao impor condições comerciais injustas a editores e agências de notícias.
Para aAutoridade da concorrência francesa, o Google concedeu tratamento preferencial às suas tecnologias proprietárias oferecidas sob a marca Google Ad Manager, tanto no que diz respeito à operação do servidor de anúncios (que permite aos editores de sites e aplicativos venderem seus espaços publicitários), quanto na plataforma de venda SSP AdX (que organiza o processo de leilão permitindo que os editores vendam suas “impressões” ou inventários de publicidade aos anunciantes) em detrimento de seus concorrentes e editores.
O Google não contestou os fatos e propôs o compromisso de melhorar a interoperabilidade dos serviços do Google Ad Manager com soluções de plataforma de vendas de espaço publicitário e servidor de anúncios de terceiros e acabar com as disposições que favorecem o Google. O órgão de fiscalização aceitou estes compromissos e tornou-os vinculativos na sua decisão.