A maioria (81%) dos gamers latino-americanos jogam por meio de dispositivos móveis e 77% no Brasil. O dado é de um estudo da Payments & Commerce Market Intelligence (PCMI) encomendado pelo PagSeguro com 2,2 mil pessoas de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México, em janeiro deste ano.
Desses usuários latino-americanos, 91% estão no Android e 19% jogam em iOS. Por idade, os consumidores que mais jogam na América Latina são de entre 21 e 30 anos (84%) e 31 a 40 anos (81%).
Meios de pagamento
Sobre as formas preferidas de pagamento em dispositivos móveis dos gamers na América Latina, 32% escolhem o cartão de débito, 31% o crédito, 20% a carteira digital, 10% a transferência bancária e 6% o dinheiro. Mas o meio principal usado na hora de pagar, muda: 55% optam pelo cartão de débito, 49% usam o crédito, 39% por carteira digital, 24% por transferência bancária e 16% em dinheiro.
Se considerar apenas o Brasil, as formas preferidas de se pagar são: 57% no crédito; 19% em carteiras digitais; 11% em tarjeta de débito; e 10% em transferência bancária. Mas como meio de pagamento usado, efetivamente, no País, o cartão de crédito é o mais utilizado (79%), seguido por transferência bancária (41%), carteira digital (39%), cartão de débito (37%) e em dinheiro (14%).
Consumo
Aproximadamente um terço dos usuários latino-americanos (31%) compram jogos em lojas de apps mobile. 84% dos jogadores mobile compram jogos e 69% fazem compras in-app. No Brasil, a medida fica 67% para compras de jogos e 45% in-app.
Também com um terço dos gamers na América Latina compram jogos ou produtos móveis por mês, 22% a cada três meses, 17% uma vez por ano, 16% semanalmente e 12% a cada seis meses. Para o mercado brasileiro, 26% por mês, 25% a cada três meses, 19% uma vez por ano, 16% a cada seis meses e 15% toda semana.