O Nubank (Android, iOS) fez uma série de demissões no Brasil nesta quarta-feira, 7. De acordo com o comunicado da companhia, houve uma “reestruturação” na área de operações do neobank e decidiu-se por eliminar funções que se tornaram “redundantes”. Com isso, a fintech cortou 296 posições.

“A área de operações (do Nubank) era dividida em unidades independentes focadas em cada produto, o que atendeu o período passado de expansão de um produto para uma plataforma multiprodutos”, informou em nota enviada a este noticiário. “Agora, com um portfólio robusto – e após uma profunda análise de modelos e processos – foi identificada a necessidade de consolidar as equipes de produto em uma organização centralizada. Isso permitirá um atendimento ainda mais completo aos clientes e ganhos de escala, com uma gestão integrada de todos os produtos e serviços”, completou.

O Nubank afirmou ainda que as movimentações ocorrem em “funções administrativas” e que isso não traz impacto no atendimento final. Os funcionários remanescentes da área operacional foram direcionados para outras posições e equipes no banco.

A instituição financeira afirmou ainda que não prevê novas reestruturações.

Entenda

No último mês de maio, o Nubank comemorou dez anos e em conversa com a imprensa, os executivos afirmaram que o banco iria avançar para a alta renda e passaria a ofertar mais produtos e serviços financeiros para aumentar a receita média por usuário (ARPAC, na nomenclatura da instituição) para empoderar o cliente.

Porém, os executivos não disseram como esse avanço e desenvolvimento de produtos seria feito.

Em análise, o Mobile Time lembrou que os produtos e serviços financeiros são custosos. Basta lembrar que os gastos operacionais do Nubank cresceram 14% no terceiro trimestre de 2023, de US$ 361 milhões para US$ 407 milhões. Justamente, a área do banco que teve demissões nesta quarta-feira foi a operacional.

México

A Nu Cuenta, conta digital do Nubank lançada em 4 de maio no México, chegou a 1 milhão de clientes em um mês. Neste período, a conta recebeu mais de 1 bilhão de pesos mexicanos em depósito (equivalente a US$ 57 milhões). O saldo médio nas cuentas cresceu 30% na segunda metade do mês na comparação com a primeira metade. Cerca de 90% dos depósitos estão nas Cajitas – versão mexicana das Caixinhas –que oferecem 9% ao ano de rentabilidade e com a possibilidade de resgate do dinheiro a qualquer momento.

 

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