Além do crescimento quantitativo do Gov.br (AndroidiOS), que chegou recentemente a 158 milhões de usuários, o secretário de governo digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas, afirmou que o importante é o “crescimento qualitativo” da plataforma de serviços digitais, em especial na evolução de logins prata e ouro.

Durante o Fórum Esfera, evento organizado pela Esfera Brasil, no Guarujá, nesta sexta-feira, 7, Mascarenhas afirmou que os níveis prata (com bancos) e ouro (via TSE) têm atualmente 86 milhões de usuários: “Isso representa um crescimento de mais de 60% apenas na qualificação dessas bases. Ou seja, quem era bronze vira prata e quem era prata vira ouro. Esse é o nosso foco”, completou o secretário.

Vale dizer que, de acordo com os dados da App Magic, o número de downloads do Gov.Br vem caindo mês a mês. Em fevereiro eram  5,3 milhões de downloads. Em março eram 4,9 milhões de instalações. E em abril, firmaram em 4 milhões.

IA

Em conversa com jornalistas, o representante do MGI também comentou sobre os primeiros desenvolvimentos do Plano Nacional de Inteligência Artificial. Afirmou que a Secretaria de Governo Digital está “bem envolvida” no esboço do texto para “pegar as necessidades do governo” e preparar para que “desenvolvam aplicações” que ajudem a melhorar o serviço público.

“Dentro desse grande plano (nacional de IA) temos a parte sobre o governo. Como faremos a seleção de ensinativos (capacitações), dos projetos, dos órgãos que vão fazer uso de financiamentos para avançar nessa pauta”, explicou.

Mascarenhas explicou que os trabalhos têm o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Governo Digital como “motores” no Plano, além da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), que ajuda analisar o nível de maturidade dos órgãos governamentais e dos servidores, os usuários de IA. Segundo o secretário, a maturidade é “um dos grandes desafios”.

“O plano é exatamente isso. Investir em capacitação, levar maturidade e pegar projetos que endereçam problemas reais que precisamos atacar. Esses projetos seriam selecionados para aplicarmos uma metodologia e financiamento para, de fato, serem desenvolvidos”, completou.

Vale lembrar, a ministra do MCTI, Luciana Santos, deve apresentar o primeiro esboço do Plano Nacional de IA para o Conselhão da República ainda neste mês de junho.

O jornalista viajou ao Guarujá convidado pela Esfera Brasil.

Imagem principal: Rogério Mascarenhas, secretário de governo digital (reprodução: YouTube/Esfera)