O UOL (Android e iOS) está celebrando 20 anos neste mês com uma audiência de 65 milhões de visitantes únicos por mês, algo que representa 70% da Internet brasileira. A empresa de tecnologia mira o crescimento de novos negócios em áreas como marketing digital, serviços digitais e plataforma de pagamentos. Com 60% de sua audiência proveniente do mobile, o UOL já conta com 12 milhões de downloads de seus16 apps para Android, iOS e Windows Phone.
“Nós temos 70% da audiência da Internet brasileira. Nós precisamos monetizar com isso”, disse Ricardo Dutra, CEO do UOL. “Estamos distribuindo mais em novas plataformas como Snapchat e WhatsApp. E o mais importante: isso não gera mais custo”.
Embora tenha uma fatia significativa dos leitores da Internet brasileira, a companhia reconhece que possui desafios como o crescimento no tempo médio de visitação das suas páginas e em visitantes únicos, como explicou o diretor de conteúdo, Rodrigo Flores.
Os adblocks, um dos principais problemas para empresas que se baseiam em conteúdo como forma de monetização, estão sendo combatidos de forma simples. “Nós começamos com uma campanha há um mês para os usuários adicionarem o UOL em sua whitelist”, revelou Flores. “Mais de 10% dos nossos leitores já adicionaram voluntariamente”.
‘Mais que um portal…’
Dutra enfatiza que os negócios de sua firma não se limitam a um portal na web. Ele enfatiza o trabalho feito em áreas como UOL Ad_Lab, responsável pela criação de ações de marketing digital e conteúdo customizado para marcas e produtos; a empresa de hospedagem e domínio UOL Host; a companhia de outsourcing UOL Diveo; o serviço de educação UOL Educação; e o sistema de pagamentos do PagSeguro.
Com receita anual estimada em R$ 2 bilhões, o UOL Diveo é o principal negócio da companhia hoje, responsável por 30% do faturamento; outros 60% são divididos entre PagSeguro, publicidade e usuário final; por fim, a divisão de educação responde por 10% da receita.
Dentro desses segmentos, o executivo vê potencial em UOL Host, Diveo e PagSeguro, áreas que devem receber mais investimentos da empresa nos próximos anos. Apenas com o sistema de pagamentos, a companhia brasileira já possui em sua base 40 milhões de compradores, 600 mil vendedores e mais de 30 meios de pagamentos. O próximo passo da plataforma de pagamentos será uma nova máquina de mPOS que deve chegar ao mercado em breve.
Marketing digital
Um dos principais destaques da empresa é a área de marketing digital chamada de Uol Ad_Lab. Responsáveis por criarem conteúdos customizados para empresas e produtos atrelados à marca UOL, a área não pretende disputar com agências de publicidade, mas deseja tornar-se uma alternativa local contra Yahoo, Facebook e Google.
“Os grandes players globais (Facebook, Google e Yahoo) vendem tudo empacotado. Não dá para alterar muito. O nosso produto é premium”, disse Dutra. “Isso sem contar que o segundo escalão de atendimento deles é na Califórnia. Pode gerar lentidão para fazer um atendimento ou mudança”.
Como um dos exemplos de desenvolvimento dos novos negócios do UOL em marketing digital, o diretor executivo de publicidade da empresa, André Vinicius, citou o case do Carna UOL, um evento com shows, reportagens e transmissão ao vivo que ocorreu no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com audiência de 13 milhões de pessoas, o Carna UOL gerou para as marcas envolvidas como a cerveja Amstel e os produtos de beleza Seda uma grande audiência, 53% dela oriunda do mobile.
Adiante, a AD_LAB pretende transformar o hall de entrada de prédio do UOL em um estúdio panorâmico, o Estúdio UOL. Segundo Vinicius, a meta é que o espaço seja lançado em 2017 e que sirva não apenas para explorar uma grade de vídeos do portal, mas também de patrocinadores e parceiros para gerar mais receita.