O mercado de publicidade móvel é cada vez mais global. A Mobgold, uma adnetwork da Indonésia, vem registrando um crescente número de impressões de usuários brasileiros que acessam os milhares de sites e apps que compõem sua rede. Em julho foram 550 milhões de impressões móveis do Brasil, o que representa um crescimento de 10% em apenas três meses, já que em abril o volume era de 500 milhões. A expectativa da Mobolgd é de registrar 8 bilhões de impressões no Brasil em 2012, o que representará 27% do seu total no mundo este ano, projetado em 30 bilhões. O Brasil só perde para a Índia em quantidade de impressões móveis na Mobgold.
O mercado publicitário chama de impressão cada vez que um anúncio digital é exibido na tela do computador ou smartphone do usuário. O percentual de vezes em que o anúncio é clicado pelo internauta é chamado de CTR (click through rate). O CTR do usuário brasileiro na Mobgold é de 0,3%.
Um dos executivos da Mobgold, Eric Samudera, conversou com Mobile Time por email. Ele atribui o crescimento das impressões no Brasil à boa fase da economia do país. "O brasileiro está com melhor poder de compra, o que o leva a adquirir mais celulares ou a trocar os antigos. Estamos confiantes de que o tráfego móvel no Brasil continuará crescendo ao longo dos próximos anos", escreveu Samudera.
Atualmente, há cerca de 1,2 mil sites e apps móveis brasileiros que fazem parte da rede da Mobgold. A empresa quer ampliar seu número de parceiros no País e por isso planeja abrir um escritório aqui. Não há, contudo, uma data precisa ou maiores detalhes por enquanto.