Mais da metade dos consumidores brasileiros (51%) na web já utilizou algum aplicativo para realizar compras de produtos ou serviços nos últimos 12 meses. De acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que ouviu 815 pessoas nas capitais brasileiras entre os dias 8 e 18 de maio, a porcentagem de compradores sobe para 60% quando se analisa o grupo de pessoas entre 18 e 34 anos de idade.

Dentre os produtos e serviços que brasileiros adquirem com mais frequência estão eletrônicos e informática, com 44,5%; transporte individual, com 39%; moda e vestuário, 36%; ingressos, 25%; e delivery e comidas, 23,5%, disseram os consumidores em uma questão de múltipla escolha.

Chama a atenção na análise do SPC que 67% dos consumidores usam aplicativos para fazer tarefas financeiras. Desses, 47% fazem operações, pagamentos e consultas bancárias; 24,5% comparações de preços; e 18,5% organizam suas finanças.

Entre os 49% dos entrevistados que não fizeram compras em apps, quase metade (44%) disseram que não compram porque seus dispositivos móveis (tablets ou smartphones) têm tela pequena. A questão de múltipla escolha revelou outras dificuldades e receios dos brasileiros, como: falta de segurança (35,5%), aplicativos difíceis de usar (17,5%), falta de conexão Wi-Fi (16,5%), quedas constantes no acesso à web (15,5%), Internet móvel lenta (12%) e não ter acesso à rede móvel (7,5%).

MobiShop

Os desafios do comércio móvel no Brasil será o tema do painel de abertura do MobiShop, seminário organizado por Mobile Time e que acontecerá no dia 10 de setembro, no WTC, em São Paulo. Estão confirmados como palestrantes no evento executivos de empresas como Itaú, Visa, Samsung, Mercado Livre, PagSeguro, PayPal, Cielo, iFood, Farmácias App, dentre outros. A programação completa e mais informações sobre venda de ingressos estão disponíveis em www.mobishop.com.br ou pelo telefone/WhatsApp 11-3138-4619 ou pelo email [email protected].

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!