A TIM poderá ter participação acionária na Cartão de TODOS, empresa parceira do setor de saúde, caso o seu serviço recém-lançado de teleconsultas for bem-sucedido, informa o vice-presidente de inovação e novos negócios da operadora, Renato Ciuchini, em entrevista por email para Mobile Time.

A companhia lançou na última sexta-feira, 4, um novo serviço de telessaúde em parceria com a Cartão de TODOS. A solução oferece aos clientes pré Top e Black Empresas uma consulta por mês de graça, assim como descontos em medicamentos que podem chegar a 80%. Para os clientes da TIM, os serviços serão prestados por meio da healthtech Tutti Saúde, uma joint-venture nascida após o Grupo Cartão de TODOS adquirir a Virtù Soluções em Saúde.

A novidade chega por meio do aplicativo da Tutti Saúde (Android, iOS). O usuário deve baixar o app e fazer o seu cadastro por lá. A navegação no Tutti Saúde Conectada, incluindo as consultas online, não é descontada do pacote de dados dos planos.

Mobile Time – Poderia falar mais sobre o modelo de negócios da oferta?

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Renato Ciuchini, vice-presidente de inovação e novos negócios da TIM: acordo com Cartão de TODOS é comercial, mas pode se transformar em um modelo de equity, como o do C6 Bank. Foto: divulgação

Renato Ciuchini – Fechamos, em fevereiro, uma parceria com o Cartão de TODOS. Alguns meses depois, eles compraram o controle da Virtù para oferecer serviços digitais de saúde. Esse acordo criou uma healthtech chamada Tutti Saúde Conectada e é por meio dela que oferecemos o serviço aos nossos clientes. A Tutti disponibiliza todo um ecossistema físico, por meio da rede credenciada AmorSaúde, e digital para acesso simples, ágil e econômico a serviços de saúde, como consultas médicas, exames, descontos em medicamentos, odontologia, psicologia, nutrição e outros.

Qual a estratégia do novo serviço? Reduzir ainda mais o churn ou atrair novos clientes a sua base? Ou os dois?

Temos agregado cada vez mais parcerias em nosso portfólio de ofertas para entregar cada vez mais soluções aos nossos clientes em uma sociedade em que o celular e a conectividade são essenciais. Esta estratégia melhora a retenção e também ajuda a atrair novos clientes, e vem sendo bem-sucedida. No balanço do segundo trimestre, por exemplo, apresentamos o menor churn do pós-pago dos últimos 12 trimestres.

O objetivo também é rentabilizar a base por meio da geração de receitas em novas verticais. Oferecemos um serviço freemium com possibilidade de upgrade. A ideia é que os clientes experimentem e busquem, posteriormente, o serviço mais completo, com a assinatura paga.

Como funciona a parceria entre a TIM e a Cartão de TODOS? É semelhante àquela com o C6 Bank?

Por enquanto, temos um acordo comercial. Dependendo do sucesso da parceria (com a Cartão de TODOS) e da dinâmica dos resultados, podemos evoluir para um modelo de equity.

O lançamento recente da parceria entre TIM e Apple pretende atrair clientes da classe A e B. E o serviço de telessaúde? A TIM pretende conquistar um público das classes C e D?

É provavelmente o público mais interessado, tanto que incluímos a consulta de telemedicina mensal no pré-pago e também a disponibilizamos para os usuários de planos corporativos voltados para pequenas e médias empresas, ou seja, pode ser utilizada pelos funcionários desses pequenos negócios.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde, existem mais de 165 milhões de pessoas sem acesso a planos de saúde no país. Realizamos uma pesquisa com nossos clientes e constatamos que aproximadamente 60% não têm cobertura privada. Esta é uma oportunidade de entregar serviços de saúde de qualidade e com os diferenciais de duas empresas representativas em seus setores, em uma iniciativa importante para o País.

 

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