Roberto Oliveira, cofundador e CEO da Blip, afirmou que a Europa está quatro anos atrás do Brasil quando se trata de desenvolvimento do mercado de mensageria comercial. Compartilhando a visão de quem está começando a explorar novos territórios, o executivo explicou que não é uma questão de “atraso”, mas de “go-to-market” das empresas que atuam lá.

Afirmou ainda que as empresas que atuavam no mercado entravam mais com a parte de ativação, ou seja, não trabalhavam projetos de comunicação receptiva, para atender o consumidor europeu no WhatsApp. Parte desse modelo de negócio acontecia pelo medo das empresas serem enquadradas na regulação de proteção de dados local.

“A Europa tem uma característica de regulação e privacidade. As pessoas têm muito mais medo lá, se comparado com o Brasil. Aqui no Brasil também há receios, mas é menor”, disse durante sua participação no Super Bots Experience 2024, evento organizado por Mobile Time nesta quarta-feira, 7, “Lá na Europa, o pessoal teme enviar uma mensagem para o usuário que vai se sentir invadido. As pessoas ficam arrepiadas com isso”, completou.

Da América Latina

Oliveira explicou que a experiência brasileira, com seu conhecimento em promover uma boa receptividade usando diferentes canais e sem ser invasivo, está sendo bem recebido no mercado europeu. Lembra que a Meta tem apresentado a América Latina como o grande destaque do WhatsApp Business API e em especial o Brasil, que tem 148 milhões de usuários e 83% deles usam o WhatsApp na jornada de seus clientes.

Vale lembrar, a Blip entra no mercado europeu a partir da compra da mexicana GUS, feita no final de 2023, que possuía um escritório em Madri.

Crescimento da Blip

Oliveira falou ainda que os escritórios do México e da Espanha trazem a possibilidade de ter um mercado endereçável (TAM) de US$ 140 bilhões.

Mas, considerando os movimentos que pretendem fazer na Europa, América do Norte e Oriente Médio, a Blip pode alcançar um mercado de US$ 5,3 trilhões. Atualmente, a companhia contabiliza em sua plataforma 350 mil chatbots criados, 4 mil marcas como clientes, 80 bilhões de mensagens trocadas historicamente e 58 milhões de usuários únicos mensais por mês em 32 países.

Super Bots Experience 2024

Super Bots Experience 2024 terá um segundo dia, nesta quinta-feira, 8, também no WTC, em São Paulo. Haverá executivos de Claro, TIM, Vivo, Sem Parar, Bradesco, Cielo, SAS, Banco do Brasil, entre outros, para participarem de painéis sobre autoatendimento digital, higienização de dados, LLMs, novas regulações, por exemplo.