O Mercantil alcançou a marca de R$ 1 bilhão mensal de empréstimos originados via WhatsApp (Android, iOS) em abril deste ano. O anúncio foi realizado durante o Super Bots Experience 2024, em São Paulo, nesta quarta-feira, 7. A instituição financeira vem ofertando o serviço pelo app desde 2021 e em dois anos chegou ao primeiro milhão. “Nós queríamos ser um banco conversacional e não um e-commerce bancário”, explicou Felipe Boff, vice-presidente de produtos, tecnologia e serviços do Mercantil.

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Felipe Boff fala dos impactos que a interação via WhatsApp propiciou à instituição financeira. Foto: Marcos Mesquita/Mobile Time.

No aplicativo de conversação, o bot, que é guiado por IA, ainda é capaz de identificar o comportamento humano e reproduzi-lo. Logo, quando o usuário não escreve de acordo com a norma culta, ele reproduz os mesmos erros. “Se você quer que o cliente não perceba que está interagindo com uma máquina, precisamos fazê-la mais humana”, disse Boff. A opção culminou em um maior número de conversões.

Mercantil e os ganhos com a solução

O resultado vai ao encontro do resultado trimestral, divulgado também nesta quarta, em que o banco registrou um lucro líquido de R$ 181 milhões e crescimento anual de 80%, o maior desempenho trimestral da sua história. Além disso, é uma resposta ao processo de digitalização pelo qual o Mercantil vem atravessando nos últimos anos.

Super Bots Experience 2024

Super Bots Experience 2024 terá um segundo dia, nesta quinta-feira, 8, também no WTC, em São Paulo. Haverá executivos de Claro, TIM, Vivo, Sem Parar, Bradesco, Cielo, SAS, Banco do Brasil, entre outros, para participarem de painéis sobre autoatendimento digital, higienização de dados, LLMs, novas regulações, por exemplo.

Felipe Boff explicou o processo de criação de chatbots durante o Super Bot Experience, em São Paulo, nesta quarta, 7. Foto: Marcos Mesquita.