Para o CEO da Blip, Roberto Oliveira, é apenas uma questão de tempo para que o WhatsApp (Android, iOS) se consolide como a principal plataforma de pagamentos do Brasil, por “já ser o maior meio conversacional” usado pelos brasileiros. A declaração foi dada durante painel realizado no Super Bots Experience 2024, em São Paulo, nesta quarta-feira, 7. A aposta de Oliveira está relacionada à abertura do aplicativo para pagamentos a grandes empresas, único estágio que faltava, já que a iniciativa era aberta na versão peer-to-peer e para PMEs.

Embora essa ampliação seja recente, Caio Borges, country manager Brasil da Infobip, avaliou que a adaptação costuma ser muito rápida e cita o caso da VaideBus, startup que comercializa recargas para transporte público e passagens rodoviárias pelo WhatsAPp e chega a comercializar 200 mil recargas mensais pelo app de mensageria, que mal precisou de divulgação.

O pagamento via WhatsApp também deve ampliar o acesso a informações dos usuários por parte das marcas. “Há um banco de dados desestruturado no momento, mas que registra todo o histórico de relação entre cliente e empresa. Imagino que daqui a um, dois anos, isso já deva evoluir”, disse Oliveira. Borges também compartilha dessa opinião. Ele pondera que o app trará ainda mais dados para as marcas, já que muitas pessoas no Brasil ainda não são bancarizadas.

Chatbots e voice bots no WhatsApp

Em meio a isso, outra tecnologia que vem ascendendo no mercado é o uso de bots pelo varejo. O CEO da Blip, que prefere chamar os chatbots de contatos inteligentes, destaca que “ele não é o objetivo, mas é apenas uma ferramenta” para estabelecer contato com o consumidor. Dentro do WhatsApp é uma forma de otimizar a jornada do cliente e reduzir custos.

Enquanto a versão por mensagem escrita domina o mercado brasileiro, em outros países, como a Itália, há maior adesão por voice bots. Na visão de Roberto Valente, CEO da Interactive Media, a tecnologia por voz viabiliza o contato praticamente imediato e tem espaço para crescer por aqui.

Bots ou atendimento humanizado?

Quem vende melhor: um robô ou um humano? Para os líderes que estavam no painel, a questão vai além. “Gosto de quebrar esse paradigma porque isso não importa, o mais importante é a experiência do usuário”, afirmou o CEO da Blip. Rodrigo Toscano, gerente de desenvolvimento de negócios Latam, WhatsApp, vai nesta linha: aposta que é preciso entender o perfil do cliente e fazer a escolha mais adequada. Além disso, ambos afirmam que a tecnologia pode também ser explorada por qualquer setor do mercado.

Super Bots Experience 2024

Super Bots Experience 2024 terá um segundo dia, nesta quinta-feira, 8, também no WTC, em São Paulo. Haverá executivos de Claro, TIM, Vivo, Sem Parar, Bradesco, Cielo, SAS, Banco do Brasil, entre outros, para participarem de painéis sobre autoatendimento digital, higienização de dados, LLMs, novas regulações, por exemplo.

Da esquerda para a direita: Caio Borges (Infobip), Fernando Souza (VaideBus), Roberto Oliveira (Blip), Roberto Valente (Interactive Media) e Rodrigo Toscano (WhatsApp). Foto: Marcos Mesquita.

 

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