A operadora chilena Entel é uma das primeiras na América Latina a oferecer o serviço de acesso ao Facebook pelo SIMcard, usando chip fornecido pela Gemalto com a aplicação da rede social embarcada. A novidade permite que usuários sem smartphones acessem o Facebook, trocando mensagens, escrevendo e lendo comentários, curtindo publicações etc, tudo por meio do menu do SIMcard. O serviço é gratuito por duas semanas e depois há cobrança de uma assinatura, que pode ser diária, semanal ou mensal, ao preço de 490, 990 e 1.990 pesos chilenos, respectivamente. Esses preços equivalem a R$ 2,17/dia; R$ 4,38/semana e R$ 8,8/mês, de acordo com a taxa de conversão desta segunda-feira, 7.
Análise
Se não pode vencê-los, junte-se a eles, diz o ditado popular. Os serviços over-the-top (OTTs) não precisam necessariamente serem vistos como inimigos das operadoras celulares. O projeto do Facebook no SIMcard é um exemplo perfeito de como as teles podem inverter o jogo e gerar uma nova receita com os OTTs. É também uma forma de rentabilizar uma base de clientes ainda desconectada da Internet móvel. Neste caso, o negócio dura enquanto ainda existirem usuários sem smartphones, mas com necessidade de acessar o Facebook enquanto estão longe de seus computadores. É uma demanda que deve se manter por alguns anos em países emergentes, como os latino-americanos, mas com tendência de queda.