Streaming, games e ferramentas de produção de conteúdo digital: esses são os tipos de aplicativos que mais fazem os brasileiros abrirem a carteira para realizar compras in-app. Pelo menos é o que se percebe ao analisar a lista dos dez aplicativos com maior faturamento nas lojas App Store e Google Play no Brasil em setembro passado, de acordo com dados da AppMagic.
À exceção do líder Google One, a lista é composta por quatro plataformas de streaming; três games; e duas ferramentas de produção de conteúdo digital (CapCut e Canva). Cabe explicar que são consideros apenas os valores gastos com compras in-app através dos sistemas de billing das lojas de aplicativos. Ou seja, compras de bens físicos com varejistas como Mercado Livre e Shopee ou serviços O2O como Uber, 99 e iFood não são contabilizadas pela AppMagic.
Lista dos apps com maior faturamento em setembro
Veja abaixo o top 10 do Brasil em setembro com os respectivos faturamentos (em dólar), já descontada a taxa das lojas de apps e os impostos locais.
1- Google One – US$ 5,3 milhões
2- YouTube – US$ 3,5 milhões
3- CapCut – US$ 2,1 milhões
4- Globoplay – US$ 2,1 milhões
5- Disney+ – US$ 2 milhões
6- Canva – US$ 1,9 milhão
7- Roblox – US$ 1,4 milhão
8- Max – US$ 1,4 milhão
9- Brawl Stars – 1,3 milhão
10- Free Fire – US$ 1,32 milhão
Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time