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Centro de operações de rede (NOC) dedicado da Oi na CCXP

Em pouco mais de dois dias da CCXP mais de 3,3 TB de dados foram trafegados no evento de cultura pop do Grupo Omelete, além de um pico de 1 mil acessos simultâneos. Essas conexões foram feitas por uma rede da Oi, preparada especialmente para o evento. Nela, 8 km de fibra ótica e mais de 200 equipamentos de telecomunicações (antenas, access points, roteadores, gatways de segurança) foram usados para garantir conexões vias Wi-Fi, 3G e 4G durante o evento.

Para a cobertura da CCXP, no SP Expo, em São Paulo, a operadora ainda preparou um centro de operações de rede (NOC) dedicado. Ele serve para monitorar todos os serviços de telecom e infraestrutura de TI do evento, inclusive equipamentos de Internet das Coisas (IoT) que são utilizados para garantir a segurança da rede.

Na parceria com o Grupo Omelete, a Oi presta o serviço de Wi-Fi apenas nas áreas de importância no evento, como Omelete Stage (área de autógrafos e transmissão de vídeos); a arena de jogos online, a Game Arena; a área para influenciadores digitais Creators; e a sala de imprensa. Por sua vez, 3G e 4G foram reforçados em todo o perímetro do centro de convenções.

Em conversa com Mobile Time, Leonardo Henrique Fernandes, diretor de operações B2B da Oi, explicou que foi necessário instalar equipamentos de rede no subsolo, de forma que garanta a conexão mais ágil possível (até 10 Gbps), uma vez que o público do evento é ávido consumidor de Internet.

De acordo com o executivo, a experiência da Oi em grandes eventos mostra a capacidade que a operadora tem para administrar redes em locais desse porte. E, assim como aconteceu em outras ocasiões, a companhia trouxe uma nova solução: a análise de vídeo com inteligência artificial.

“Esse evento é a nossa F1. Aqui, colocamos em prática os nossos conceitos e novidades. Nesse evento trouxemos a solução de Video Analytics, com a Huawei, que é uma solução inteligente para analisar comportamento em segurança ou empresas. É a mesma que tem em Shenzen (China)”, afirmou Fernandes.

O diretor estima que até o final da CCXP, no próximo domingo, 9, o número de informações trafegadas deve passar de 5 TB. Depois do encontro de cultura pop, a operadora trabalhará com um serviço similar (porém em menor proporção) no prêmio e-Sports, no Memorial da América Latina, dia 19 de dezembro, em São Paulo.

 

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