O comércio digital cresce rapidamente em mercados em expansão como América Latina e África. As duas regiões possuem a maior taxa de crescimento anual (CAGR) de compradores digitais do mundo e isso perdurará até 2025. Entre as inovações que contribuem para essa aceleração, estão as inovações em pagamentos como os pagamentos instantâneos, Buy now pay later, mas, em especial, as carteiras digitais.
As transferências baseadas em contas, por exemplo, que incluem pagamentos instantâneos populares como o Pix no Brasil e o PSE na Colômbia, quase dobra em volume (CAGR de 86%) a cada ano no comércio digital da América Latina desde 2018.
Espera-se que, até o final de 2022, essas transferências movimentem cerca de US$ 70 bilhões, com destaque para a Colômbia, onde devem corresponder a 30% dos pagamentos no comércio digital do país; para o Brasil (24%), Guatemala (11%), Bolívia e Chile (ambos 10%). Até 2025, esse tipo de pagamento alternativo deverá atingir US$ 121 bilhões em volume na América Latina, com um CAGR de 33%.
Os dados foram apresentados pela fintech global de pagamentos EBANX. O estudo anual Beyond Borders 2022/2023, cobre 15 países da América Latina e, pela primeira vez, alguns dos países africanos em que o comércio digital mais cresce. A pesquisa apresenta dados de múltiplas fontes e fornece insights, incluindo dados internos do EBANX e pesquisas e análises inéditas da Americas Market Intelligence (AMI).
As carteiras digitais são outro exemplo de método alternativo em crescimento na América Latina. Segundo projeções da AMI, até 2025 as e-wallets devem expandir cerca de 20% no comércio digital, chegando a ultrapassar US$ 70 bilhões (até 2025) em pagamentos, o equivalente a 10% de todo o volume movimentado no setor da região.
Argentina e El Salvador despontam como os países onde as carteiras digitais são mais utilizadas, representando 23% dos seus respectivos mercados digitais. Em seguida estão Bolívia (14%), Peru (13%), Uruguai (12%), Brasil (11%) e México (8%). Segundo o Ebanx, a confirmação de pagamento instantânea, programas de recompensa ou cashback e a boa experiência do usuário, fazem com que as carteiras digitais sejam populares entre os consumidores de serviços de streamings e jogos digitais.
Uma análise baseada em dados internos do EBANX, por exemplo, mostra que os gamers latino-americanos recorrem com mais frequência ao uso de meios de pagamentos alternativos versus cartões de crédito para suas compras online, com pagamentos como e-wallets e vouchers superando em frequência o uso de cartões de crédito.
Depois do cartão de crédito (52%), as carteiras digitais são o segundo maior método de pagamento para a compra de produtos digitais na América Latina, que inclui as compras de jogos, com uma participação de 16% em 2021 – cinco pontos percentuais acima da média de 11% do comércio online total da região no mesmo ano. A explicação para essa parcela maior se deve à experiência instantânea e móvel que funciona muito bem para jogos, mas mais do que isso – também é uma questão geracional. Os jovens jogadores – aqueles abaixo de 25 anos – não possuem cartões de crédito, o que acaba empurrando essas gerações para as e-wallets.
Outro ponto avaliado é que o volume de pagamentos feitos para influenciadores, streamers e jogadores na América Latina deve crescer 60% ao ano e atingir US$ 61 bilhões em 2025, de acordo com a AMI. A maioria destes pagamentos, especialmente aqueles feitos para os nano-influenciadores e pelo conteúdo produzido para as plataformas (social media rewards), é de baixo valor, os chamados micropagamentos.