A Nokia está realizando um teste de network slicing com inteligência artificial para garantir a comunicação móvel das forças policiais durante jogos de futebol do Boca Juniors na Argentina. A ideia é alocar de forma dinâmica um espaço dedicado na rede para os serviços de voz e dados dos agentes de segurança durante as partidas, período em que o grande número de acessos simultâneos por parte de torcedores pode ocasionar congestionamento na infraestrutura. O nome da operadora não foi divulgado.
Este é apenas um exemplo dentre vários outros de como a inteligência artificial pode ser aplicada às redes de telecomunicações. O diretor de tecnologia da Nokia para a América Latina, Wilson Cardoso, abordou o tema em coletiva virtual de imprensa nesta quinta-feira, 7.
O executivo cita também a possibilidade de redução de consumo de energia com IA, graças a uma utilização mais inteligente dos equipamentos da rede, de acordo com a demanda.
Outra aplicação consiste em ter uma melhor visibilidade dos dispositivos conectados à rede e suas configurações, de maneira a melhorar o atendimento ao cliente.
Além disso, a IA é uma aliada para a segurança das redes, sendo capaz de identificar pontos de vulnerabilidade ou comportamentos atípicos de certos equipamentos, permitindo a ação preventiva.
Pesquisa
A Nokia realizou, em parceria com a Analysys Mason, uma pesquisa sobre a maturidade no uso de IA em redes de telecom, para a qual foram entrevistados 84 diretores de operadoras de várias partes do mundo, incluindo a América Latina.
De acordo com o estudo, 55% das operadoras estão em um nível intermediário de automação de tarefas específicas de suas redes com IA. E 18% estão em um nível básico de automação. Uma parcela pequena, da ordem de 5%, já possui soluções chamadas de “zero touch”, em que a automação é feita com IA e machine learning.
A principal motivação para adotar IA na rede é melhorar a qualidade do serviço, disseram 28% dos entrevistados. Em seguida vem o aumento da receita, apontado por 24% das operadoras.
Os casos de uso mais demandados com IA pelas teles são, nesta ordem: segurança de rede; planejamento de rede; experiência do usuário; e otimização da rede.