O app de mensagens instantâneas Line, de origem japonesa, incluiu a funcionalidade de chamada de táxi para seus usuários que moram no Japão. O serviço é uma parceria com uma empresa local de táxi, a Kotsu, que administra uma frota de mais de 3 mil carros em Tóqui e outros 2,3 mil no resto do país. O pagamento das corridas será feito por dentro do Line.

Segundo sites internacionais, o mercado de apps de táxi no Japão ainda é pouco explorado. Os principais concorrentes do Line serão o Uber e o Hailo.

Análise

Com bases de usuários na casa das dezenas e até centenas de milhões, os aplicativos de mensagens instantâneas estão passando por uma fase de diversificação de seus negócios, tornando-se verdadeiros hubs para os mais variados tipos de serviço. Isso está acontecendo principalmente na Ásia, tendo como principais expoentes Line, no Japão; Kakao, na Coreia do Sul; e WeChat, na China. Nos EUA, tendência parecida é seguida pelo SnapChat. Todos já criaram ou têm planos de desenvolver sistemas de pagamento ou de transferência de valores por meio de suas mensagens, o que serve de ponto de partida para a oferta de vários outros serviços pagos sem depender das plataformas de billing do Google e da Apple.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!