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O Spotify (Android, iOS) passou a fornecer informações dos canais de podcasts aos anunciantes. A iniciativa Streaming Ad Insertion (SAI) foi apresentada na CES 2020, em Las Vegas, nesta quarta-feira, 8, e tem como objetivo incentivar a publicidade no segmento.

No SAI, as empresas e marcas poderão acessar dados providos pelo serviço de streaming, como: impressão real de um anúncio, número de vezes que o ouvinte ouviu um anúncio, alcance, informações anonimizadas do público-alvo (idade, gênero, dispositivo), além comportamento do usuário.

Inicialmente, o SAI está disponível apenas com canais originais e exclusivos da plataforma de streaming.

Um dos primeiros canais a ter publicidade pelo SAI foi o Jemelle Hill Is Unbothered, em parceria com a Puma. Segundo dados do serviço de streaming, a marca de calçados teve um aumento de ad recall (lembrança de um anúncio, na tradução livre do inglês) de 18 pontos com a campanha.

A solução chega um ano após o Spotify lançar o serviço de metragem de dados para produtores de podcasts, o Spotify for Podcasters (que chegou ao Brasil em agosto do ano passado).

Entenda

O segmento de podcasts é a principal aposta da empresa sueca para crescer nos próximos anos com publicidade e novos assinantes e manter seus associados. A companhia reservou US$ 500 milhões para investir no segmento, montante que foi usado para comprar as plataformas Parcast, Gimlet e Anchor.

Como resultado, a companhia registrou um aumento de 175% entre os usuários mensais ativos (MAUs) que ouvem podcasts em sua plataforma. O crescimento foi mais forte no México e no Brasil.

América Latina

Durante o evento Spotify for Podcasters Brasil em novembro do ano passado, Javier Piñol, head de estúdios do Spotify na América Latina, revelou que em outubro assumiu a liderança entre os players que as pessoas usam para ouvir os podcasts na América Latina.

Citando a pesquisa da Edison Research de setembro de 2019, Piñol disse ainda que o Brasil tem 500 mil podcasts atualmente na plataforma. Em média, o consumo cresce 40% trimestre a trimestre e 14% do total de MAUs brasileiros ouvem podcasts.

“O consumo mensal de podcasts no Spotify é similar ao consumo de três Anittas”, disse Piñol na época. “Mas o importante é que eles (podcasts) não estão tomando o espaço de Anitta. Na verdade, eles estão trazendo mais usuário para a plataforma e mais ouvintes para artistas como ela”.

 

 

 

 

 

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