A plataforma de e-commerce para atacadistas e pequenos comerciantes Compra Agora registrou um crescimento de 224% em vendas no WhatsApp no último trimestre de 2023. Também houve um aumento de 118% no tíquete médio das compras feitas pela ferramenta de comércio conversacional e uma alta de 43% em números de pedidos em comparação com o mesmo período do ano anterior. A empresa tem uma parceria com a Yalo, que desenvolveu uma solução chamada Engagement Suite, integrada ao aplicativo de mensageria.
O mês que contribuiu para um melhor e maior engajamento no ano foi impulsionado pelo período de promoções batizado como Black Ofertas (por conta da Black Friday), que aconteceu em novembro. Somente durante o momento da campanha, a plataforma gerou um aumento de 13% no tíquete médio, 32% de incremento em vendas e 33% a mais em número de pedidos comparado ao mês anterior.
Entre janeiro e outubro de 2023, a solução da Yalo realizou uma entrega de cerca de 5 milhões de mensagens, com uma taxa de interação e respostas de 56%. Segundo a empresa, o comércio conversacional pelo WhatsApp proporciona liberdade geográfica, alcançando 12 mil lojas, além de 28 mil pedidos terem sido realizados – sendo que 93% dos clientes ficaram satisfeitos.
Atualmente, 111 mil clientes do Compra Agora têm o canal de WhatsApp habilitado para receber as notificações, promoções, realizar compras e adquirir crédito da companhia. Ao utilizá-lo, os varejistas podem realizar todo o processo de compra, desde o processo da seleção de produtos até a verificação de listas sugeridas e promoções, de forma integrada.
Crédito da ilustração no alto: imagem produzida por Fernando Paiva com IA generativa (Dall-E 3)