O volume de transações tokenizadas em rede no mundo vai dobrar em quatro anos, de uma estimativa de 283 bilhões em 2025 para 574 bilhões em 2029, o que representa aumento de 102%, segundo relatório divulgado pela Juniper Research nesta quarta-feira, 8.
Além do volume, as receitas com o ecossistema de redes de tokenização mais que dobrarão, de US$ 4,1 bilhões em 2025 para US$ 9 bilhões, um incremento de 117%. A maior parcela desse montante será concentrada no Extremo Oriente e na China.
Importante explicar, as redes tokenizadas englobam bandeiras, adquirentes e emissores que geram, trafegam e aprovam o token que valida a transação do consumidor no comércio, por exemplo.
De acordo com a análise, o que deve guiar o crescimento dessas transações é o fato que, as redes de pagamentos garantem uma camada extra de segurança nos pagamentos, algo que é primordial para comerciantes que estão cada vez mais receosos com o volume de fraudes.
“Com as fraudes de cartão não presente [leia-se compras online] demonstrando mais ameaças que os cartões físicos, a adoção de soluções inovadoras para o combate, como as redes tokenizadas, serão necessárias. Os provedores de tokens (bandeiras) devem adicionar serviços de valor agregado, como análise de transações em tempo real para ajudar os comerciantes no monitoramento e redução das fraudes”, disse a empresa de análise de mercado em seu relatório.
A Juniper Research também crê que a recente abertura de mercado no ecossistema de pagamento por aproximação da Apple, o Apple Pay, deverá abrir uma oportunidade de mercado para as bandeiras capitalizarem, ao formar parcerias com novas carteiras digitais que precisarão ser integradas às redes tokenizadas para disputarem diretamente com a wallet da fabricante dos iPhones.