A Netflix foi líder entre as plataformas de streaming de vídeo no Brasil no quarto trimestre de 2023, com 27% de fatia de mercado, e está a 9 pontos percentuais de distância para o segundo colocado, Prime Vídeo (18%). Porém, se for contabilizar Disney+ (12%) e Star+ (8%), que juntos somam 20% – uma vez que fazem parte da Disney –, a empresa tiraria o app da Amazon da segunda colocação.
De acordo com o JustWatch, guia de streaming responsável pelos dados, a HBO Max tinha no fim do ano passado 14% de market share; Globoplay, 10%; e Apple TV+, 6%.
Porém, as principais empresas registraram queda. Netflix teve declínio de usuários de 3% no quarto trimestre em comparação com o mesmo período de 2022, assim como Disney + e Prime Video (-2%, cada). Já serviços de streaming Star+, Globoplay e Apple TV+ registraram aumento do número de usuários, com incremento de 3%, 2% e 1%, respectivamente.
Para apresentar dados sobre a popularidade das plataformas de streaming no mercado brasileiro, a JustWatch se baseia no uso de sua aplicação que ajuda usuários de streamings a encontrar filmes e séries. A ferramenta usa os dados para medir o interesse das pessoas quando adicionam filmes e séries em sua watchlist, quando clicam em um serviço de streaming ou usam filtros para selecionar produções encontradas somente em determinados streamings.
No Brasil, são 3,5 milhões de usuários ativos por mês e, no mundo, são 40 milhões de MAUs espalhados em 140 países. E o JustWatch é atualizado diariamente para 4,5 mil serviços de streaming.
Imagem principal feita por Mobile Time a partir de IA generativa