Mesmo sem ter sido criado para essa finalidade, o WhatsApp já é um dos aplicativos mais utilizado para vendas no Brasil. 61% dos internautas brasileiros com smartphone realizam encomendas de produtos através do WhatsApp e o aplicativo de mensagens está em sétimo lugar no ranking dos mais utilizados para comércio móvel pelos brasileiros, de acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre m-commerce. O problema é que hoje essas vendas acontecem de forma manual e informal, já que o WhatsApp carece de ferramentas próprias para comércio móvel. Pensando em facilitar esse processo, a brasileira Jet E-Business criou uma ferramenta chamada ZapCommerce.

A solução foi desenhada para ser usada pelo vendedor, tanto de loja física quanto de comércio eletrônico, para o contato com a sua carteira de clientes, via WhatsApp, Messenger, Instagram ou qualquer outro mensageiro. É muito comum os vendedores de lojas físicas construirem uma carteira de clientes fiéis, com os quais se comunicam via WhatsApp para avisar sobre lançamentos. Não raro, aproveitam períodos ociosos dentro das lojas para fazerem esses contatos. “É tudo feito de maneira manual. O vendedor manda foto do produto e o cliente, quando quer comprar, manda de volta os dados do cartão para passar no POS. Acaba sendo uma venda informal, mesmo se tratando de uma loja. Temos um caso de um cliente que vende R$ 100 mil por mês dessa forma”, relata Gustavo Chapchap, diretor de marketing da Jet E-Business. O ZapCommerce busca simplificar e padronizar esse processo de vendas. Através de um aplicativo móvel (Android, iOS), o gerente da loja cadastra o catálogo de produtos e também os seus vendedores. Estes recebem por email um link para se cadastrarem na ferramenta, que também vão utilizar por meio do app do ZapCommerce em seus smartphones. Por meio desse app, podem selecionar o produto que desejam oferecer e enviá-lo para seus clientes usando o canal que entenderem mais apropriado, em geral, o WhatsApp, por ser o mensageiro mais popular no Brasil.

O cliente, por sua vez, não precisa instalar o ZapCommerce. Ele recebe a mensagem do vendedor pelo mensageiro no qual costumam conversar e, por ali mesmo, pode tirar dúvidas com ele. Se o consumidor quiser comprar o produto, o vendedor gera um pedido através do ZapCommerce. É enviado então para o cliente um link para o checkout. Ao clicar, o consumidor é levado a uma página segura para pagamento, usando a solução da PagSeguro. É possível pagar com cartão de crédito ou de débito, assim como parcelar a compra. A loja precisa criar uma conta no PagSeguro, onde vai receber os pagamentos. O cliente não precisa ter conta no PagSeguro.

“Trazemos a a conveniência da venda on-line aliada à comodidade de ter um vendedor tirando dúvidas de forma rápida e direta. Assim nasceu o ZapCommerce”, descreve Chapchap. “É uma comunicação ‘one to one’, do vendedor com o cliente que ele conhece. Não é um disparador, não é para mandar spam. É para abordar os contatos que ele já tem”, esclarece o executivo. Ou seja, são usadas as contas pessoais dos vendedores no WhatsApp e em outros mensageiros (Messenger, Instagram etc). Não há uso de bots e nem de contas do WhatsApp Business.

Além de vendedores de lojas físicas, a solução serve também para funcionários de sites de e-commerce, que podem se transformar em agentes de marketing, assim como para profissionais liberais, como professores de aulas particulares, personal trainers etc.

O ZapCommerce existe em versão gratuita, na qual o lojista paga apenas a taxa do PagSeguro a cada transação. E há uma versão paga, voltada para grandes varejistas, na qual a solução é integrada aos sistemas do cliente, como seu ERP.

O ZapCommerce já tem 7 mil contas ativas e a meta é chegar a 200 mil até o final do ano, projeta o executivo. 90% das vendas acontecem via WhatsApp. A Jet E-Business pretende investir R$ 10 milhões este ano na promoção e desenvolvimento da ferramenta.

 

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