A Take Blip lançará no final do mês de abril a sua solução de autenticação de identidade em mensageria. Batizada como BlipTrust, o serviço será ofertado como um marketplace para a autenticação do usuário. O seu público-alvo são empresas que precisam confirmar a identidade do consumidor, como bancos e comércios eletrônicos.

Nesta plataforma, a TakeBlip fez integrações com os principais bureaus de autenticação do Brasil. A primeira solução confirmada será uma autenticação biométrica por voz, informa Rodrigo Batella, head da divisão de pagamentos e finanças da companhia.

“Estamos construindo toda a estrutura do BlipTrust para que os bureaus de crédito sejam usados via WhatsApp, em formato plug and play, em 30 minutos. Toda a lógica de construção do nosso marketplace passa pela integração com os principais bureaus do País”, diz Batella. “Percebemos a necessidade de bancos, financeiras, empresas que vendem crédito e e-commerces, de entender se a pessoa que está do outro lado da tela é de fato quem ela diz ser”, completa.

Estratégia

O executivo afirmou que o BlipTrust é o “embrião da estratégia de payments” da Take Blip e acompanha os movimentos da Meta em trazer mais camadas de autenticação ao WhatsApp e de abertura de dados dos bancos via open finance. Por meio desses dois movimentos, Batella acredita que será possível criar processos de autenticação que ainda não existem.

Um exemplo de nova forma de autenticação foi obtida em uma prova interna. Nela, a Take Blip conseguiu chamar um usuário para dentro do WhatsApp e confirmar seu dado cadastral com uma instituição financeira via sistema bancário aberto. O head de payments também afirmou que o BlipTrust pode explorar outras oportunidades no setor financeiro, além da autenticação. Ou seja, a ideia da empresa é entregar um hub financeiro completo em mensageria, da fraude ao cash-in.

“Por exemplo, nós temos na Take Blip os principais adquirentes do Brasil. Podemos trazer o link de pagamento deles para que qualquer comerciante que queira vender via WhatsApp o faça por meio da nossa plataforma. Podemos fomentar esse ecossistema”, diz. “Existe um mar de possibilidades que podemos explorar com o Trust. Nós enxergamos a possibilidade de montar um ecossistema (de autenticação) end-to-end digital”, explica.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!