| Publicada originalmente no Teletime | As fornecedoras de equipamentos para telecom Trópico e Furukawa anunciaram nesta quarta-feira, 8, que alcançaram a interoperabilidade entre suas soluções de comunicação LTE na frequência de 250 MHz.
Os recursos são voltados ao mercado de redes privativas, afirmou a dupla – destacando segmentos como energia elétrica, logística e agronegócio como potenciais interessados. O anúncio teve como base os resultados de testes funcionais de interoperabilidade envolvendo estações rádio base e terminais fabricados por ambas as empresas.
“Os testes mostraram que os produtos das duas empresas estão de acordo com os padrões globais e, em consequência, são capazes de interoperar”, afirmou o diretor comercial da Trópico, Samuel Lauretti. “A garantia de interoperabilidade fortalece a tecnologia LTE 250 MHz”, completou o executivo, em comunicado.
Regulamentada pela Anatel para implementação de redes privativas, a faixa de 250 MHz proporciona conectividade de ampla cobertura por ser uma frequência mais baixa, sendo indicada para áreas rurais e também para redes de distribuição de energia, nas quais a alta disponibilidade de comunicação é fator fundamental.
Já as estações rádio base e terminais LTE 250 MHz da Trópico e da Furukawa foram desenvolvidos no Brasil de forma independente, seguindo normas aplicáveis do padrão 3GPP – organização global de padronização de sistemas de comunicação móvel.