Pomelo é um editor de fotografia para celular. À primeira vista ele parece um Instagram turbinado, com mais opções de filtros, mas sem o componente de rede social. Na versão gratuita, há cinco grupos de filtros, cada um com sete ou oito tipos diferentes. Há, por exemplo, um grupo com filtros por marcas de filmes fotográficos, e outro com filtros de Polaroid. O que mais gostei é o fato de haver um grupo com sete filtros diferentes em preto e branco – no Instagram há apenas dois.

Embora os filtros sejam o grande destaque do app, há muitas outras ferramentas de edição, disponíveis em um menu um tanto escondido, representando por uma pequena seta na parte debaixo da tela. Além de parâmetros como contraste, luz e temperatura, dá para redimensionar a imagem para diferentes formatos, girá-la, cortá-la livremente etc. A ferramenta para desfocar o fundo é bem mais flexível que aquela disponível no Instagram, aliás. O ponto negativo é que a resposta do app para as alterações tem uma certa latência que não sinto quando edito no Instagram, o que acaba incomodando um pouco.

O modelo de negócios é freemium: o Pomelo vende grupos extras de filtros, ao preço de US$ 0,99 cada. Mas há também a possibilidade de desbloqueá-los realizando algumas tarefas para promover o app, como compartilhar uma foto no Instagram com o hashtag "#pomelocamera" ou seguir a marca na rede social.

O app está integrado com WhatsApp, Instagram, Twitter e Facebook, permitindo o rápido compartilhamento das fotos editadas, que também podem ser salvas na galeria do smartphone. É uma boa ferramenta para quem quer mais opções de filtros e de ferramentas de edição que aqueles disponíveis no Instagram.

Link para download na Google Play

Link para download na App Store