O governo do estado de São Paulo vai utilizar o aplicativo de carteira digital PicPay (Android, iOS) para pagar um auxílio merenda a 732 mil estudantes durante dois meses. Nesse grupo, os 113 mil que vivem em extrema pobreza receberão R$ 110 por mês e os demais, R$ 55. O governo gastará ao todo R$ 80 milhões com o programa, batizado de “Merenda em casa”. Se as aulas continuarem suspensas por mais que dois meses, o auxílio será estendido.
Para receber a ajuda financeira, o responsável pelo estudante precisa abrir uma conta digital no aplicativo informando seu nome, CPF e data de nascimento. É preciso também enviar uma selfie e uma foto de um documento de identificação.
O dinheiro será depositado até o último dia útil de cada mês. O responsável poderá sacar o dinheiro em caixas 24 horas ou transferi-lo para outra conta, em ambos os casos sem qualquer taxa. Ou então pode manter o dinheiro no PicPay e realizar pagamentos com o app em 2,5 milhões de estabelecimentos credenciados que possuem o QR code do serviço.
Análise
A parceria do governo de São Paulo com o PicPay é mais um movimento importante de digitalização financeira da população brasileira em tempos de isolamento social. É razoável inferir que para muitos dos responsáveis pelos alunos de baixa renda que receberão auxílio merenda, o PicPay será o primeiro contato com uma ferramenta de pagamentos digitais. Outra iniciativa no mesmo sentido, mas de porte ainda maior, é a do governo federal com a Caixa, para pagamento do auxílio emergencial a trabalhadores informais por meio do app Caixa TEM e de uma conta poupança social digital.
Essas iniciativas acontecem enquanto o Brasil vive uma verdadeira corrida dos apps de carteira digital para a construção de suas bases de usuários. Todos querem ter a maior quantidade possível de clientes até novembro, quando o Banco Central lançará uma plataforma nacional de pagamentos instantâneos que será adotada por todos os grandes bancos e por diversas fintechs. Os arranjos fechados existentes hoje, cada um com seu próprio padrão de QR code, perderão atratividade. Por isso é importante conquistar usuários agora, enquanto ter uma base de estabelecimentos comerciais credenciados ainda é um diferencial. Nesta corrida estão iti, Mercado Pago, PicPay, Rappi, dentre outros.